Bloco da Lama é uma das atrações da folia paratiense | Foto: Divulgação/PMP

O Carnaval em Paraty será aberto nesta sexta-feira, 9, com a entrega simbólica das chaves da cidade ao rei Momo, na entrada do Centro Histórico. O pontapé tradicional da folia na cidade abrirá uma programação que contém atrações nos bairros, blocos de embalo e excepcionalmente atrações também fora da região central, nos bairros Trindade, Tarituba, Paraty Mirim e Prainha. A prefeitura acredita que ao descentralizar as comemorações, movimentará ainda mais foliões.

A tradição do Carnaval em Paraty é de séculos, com influências que mesclam as festividades religiosas com elementos da cultura africana, indígena e caiçara. A festa atrai turistas e a participação dos moradores nos blocos de embalo e trios elétricos típicos do Rio de Janeiro.

Este ano, após acordo com os organizadores, as ruas estreitas do Centro Histórico serão novamente tomadas pelos grandes blocos repletos de foliões de todas as idades, que dançam ao som de marchinhas tradicionais e músicas contemporâneas. Arrastão do Jabaquara, Meninos do Pontal e Vamos que Tô desfilam nesta sexta-feira, 9. No sábado, 10, desfilarão o Paraty do Amanhã e Tribo do Samba. O bloco Parque da Mangueira sairá no domingo, 11, que terá reprise do Vamos que Tô. Na segunda e terça, os mesmos blocos voltam a se apresentar. Outro destaque é o Bloco da Lama, na praia do Jabaquara, uma tradição peculiar em que os participantes se cobrem de lama e percorrem as ruas da cidade. O cortejo se concentra a partir das 13h e sai da praia por volta das 17h.

Além dos blocos de rua, o Carnaval de Paraty terá programação cultural variada, com apresentações de música ao vivo, exposições nos espaços culturais e toda a atmosfera turística da cidade. Os palcos espalhados pela cidade terão artistas locais, garantindo entretenimento para os gostos e idades.

A festa é uma oportunidade para os visitantes conhecerem também a gastronomia local, com deliciosas iguarias e pratos típicos da região. Os restaurantes e bares ficam abertos até a madrugada, oferecendo aos foliões uma experiência gastronômica única, com sabores que celebram a rica culinária caiçara e a cultura quilombola. Desde 2017, Paraty foi reconhecida como Cidade Criativa pela gastronomia pela Unesco. Confira a programação completa da folia na cidade:

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.