Equipamentos culturais funcionarão com horários especiais durante a folia | Foto: Divulgação/PMAR

Os espaços culturais de Angra estarão em pleno movimento durante o período do Carnaval, ajustando seus horários de funcionamento para atender tanto os moradores locais quanto os turistas que visitam a cidade durante essa época festiva.

A Casa Larangeiras, situada na Praça Zumbi dos Palmares, estará aberta das 9h às 13h, de sábado a terça-feira, apresentando a exposição dedicada a Iemanjá, que está em cartaz desde domingo, dia 4, sob a curadoria de Marcelo Ramos. Essa mostra traz uma coleção de fotos, imagens e objetos relacionados aos cultos em homenagem a Iemanjá. A exposição permanecerá disponível para visitação até o final de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e durante o período de Carnaval das 9h às 13h.

No Museu de Arte Sacra, na Igreja de Nossa Sra. da Lapa e Boa Morte, a exposição “Nasceu-nos hoje um Menino” estará em exibição de sábado a quarta-feira de cinzas, das 9h às 13h. Os visitantes terão a oportunidade de explorar o acervo sacro católico de Angra dos Reis, com representações de Jesus na infância e sua família, em diferentes materiais e técnicas. A mostra inclui esculturas que datam do século XVII até os dias atuais, além de obras em tecido, papel e outros suportes.

A Casa de Cultura Constantino Cokotós, localizada na Vila do Abraão, na Ilha Grande, também estará de portas abertas para visitação durante o Carnaval, das 11h às 17h.

No entanto, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, situada na esquina da Rua Raul Pompéia com a Rua do Comércio, estará fechada durante os quatro dias de Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro.

A decisão de fechar durante esse período foi tomada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, visando garantir a segurança dos funcionários e das obras expostas. Isso se deve à intensa programação de Carnaval no centro da cidade, que atrai multidões de foliões para as ruas, o que poderia representar um risco para as exposições e obras.

O secretário de Cultura explica: “A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis está localizada no coração da cidade, no centro, onde ocorre o circuito de passagem dos blocos que cresceram muito nos últimos anos. Mesmo com todo o esquema de segurança montado pela Prefeitura de Angra para garantir a diversão dos foliões, não podemos colocar em risco a segurança da exposição da Afocar que está na Casa de Cultura. O funcionamento retorna na quarta-feira de cinzas, das 13h às 19h”.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.