A Black Friday, iniciativa internacional que chegou ao Brasil por meio de promoções na internet, passou a ganhar nos últimos anos maior adesão do comércio de rua e dos grandes centros de compras.

O engajamento de estabelecimentos e empresários fez com que os consumidores enxergassem na data uma oportunidade para adquirir produtos de maior valor agregado com desconto – levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que 63,4% dos fluminenses pretendem aproveitar as ofertas da data para realizar compras.

A pesquisa revelou que os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 557,22, em média, nas promoções do dia 29. O valor citado é três vezes maior que a quantia gasta no Dia dos Namorados, maior ticket médio dentre as datas comemorativas.

O IFec RJ estima que a Black Friday movimente cerca de R$ 4,5 bilhões na economia fluminense. Entre as opções preferidas estão: eletrônicos (58%), itens do vestuário, calçados e acessórios (40,7%), eletrodomésticos (36,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (32,5%) e livros e artigos de papelaria (20,8%).

Em menor proporção aparecem itens de alimentação (12,3%), pacotes de viagem (8,8%) e itens de material de construção (4,7%). Dentre os que utilizarão a data, 53,9% pretendem comprar mais de uma categoria de produto ou serviço.

Para o diretor do IFec RJ, João Gomes, a data está se consolidando no calendário de compras dos consumidores fluminenses.

– Observamos em nosso estudo que o ticket médio é de cerca de R$ 557,22. Mais alto que em outras datas comemorativas, pois a intenção de compras se volta para produtos eletrônicos, bens duráveis e de maior valor – destaca Gomes.

Ao serem perguntados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados respondeu que se dividiriam entre lojas físicas e online (40,1%), só online (38,8%) e somente loja física (21,1). A sondagem ocorreu entre 5 e 10 de novembro, contando com a participação de 500 consumidores em todo o estado do Rio de Janeiro.

Foto: reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome