Afastado do governo em abril deste ano por ter feito a entrega de títulos de propriedade para moradores de comunidades pobres da cidade, o agora ex-prefeito de Paraty, Casé Miranda (MDB) (foto), deixa a administração com níveis de aprovação acima da média dos demais prefeitos do Estado. Mesmo sem concluir inteiramente o mandato, a gestão de Casé (2013-19) recebeu aprovação de mais de 60% da população, segundo pesquisa da empresa Listen Consultoria à qual o Tribuna Livre teve acesso esta semana. A situação de Casé contrasta com a de outros prefeitos do atual período de gestão, de acordo com a empresa responsável pela pesquisa.

— Eu diria que só dois prefeitos do Estado hoje têm aprovação neste nível, o que é bastante significativo — revela Alexandre Paulinelli, coordenador da pesquisa.

Pelo levantamento, o ex-prefeito Casé é visto hoje como um dos gestores públicos mais bem avaliados do Estado do Rio de Janeiro. E justamente pelas características que lhe atribuem os moradores de ser um ‘bom administrador’, que ‘fez muitas obras’. E não por acaso duas destas obras são as mais bem reconhecidas pela população como feitos do governo Case: o prédio do hospital municipal Hugo Miranda (aprovado por 90% da população) e a nova rodoviária da cidade, que foi inaugurada em 2016.

O instituto Listen informou ter ouvido 600 moradores entre os dias 15 e 17 de junho (de sábado a segunda), já após o afastamento oficial do prefeito da prefeitura. Hoje a cidade está sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, Valceni Sanica (DEM). Foram pesquisados moradores de todas as regiões da cidade (inclusive na zona costeira), num total de 25 localidades. O índice de confiança no resultado é de 95% e uma margem de erro de 4 pontos percentuais. Como a Listen já faz sondagens anteriores na cidade desde o ano passado, este foi considerado o melhor cenário já obtido numa avaliação desta natureza a respeito do desempenho do ex-prefeito e da própria autoestima da cidade.

— Casé somou 52,7% de avaliações ótima e boa e apenas 9% de avaliação ruim ou péssima. A população aprova o seu governo — acredita o pesquisador.

Escolaridade — O ex-prefeito Casé foi bem avaliado em todas as faixas de renda e de escolaridade, com destaque para os moradores que têm apenas o ensino fundamental completo (62% de aprovação) e os com renda de até 1 salário-mínimo (60% de aprovação).

Sobre os principais atributos da administração até agora, entre os moradores que aprovam o governo, 46,7% mencionaram que Casé se destacou pela realização de obras importantes para a cidade. Outro reconhecimento importante, com 43,7% das citações, é o de que o prefeito provou ser um ‘bom administrador’, o que pode ser resumido com a imagem de um prefeito ‘realizador’.

Reportagem: Klauber Valente (da Redação) /  Fotos: Divulgação

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (Edição 252).

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/case-decisao-afastamente-prefeitura/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome