Central Nuclear de Itaorna abriga 2 usinas | Foto: Divulgação/Eletronuclear

(*) Atualizado às 10h01 em 18/jan

A Eletronuclear informou na quarta-feira, 16, que a usina Angra 1 está passando por um desligamento controlado do Sistema Interligado Nacional (SIN) para a realização de um reparo na turbina da usina.

A redução de carga na unidade começou após profissionais da própria empresa detectarem problemas técnicos em uma das válvulas de bloqueio de vapor do circuito secundário. De acordo com a estatal, no entanto, o evento não teria gerado qualquer tipo de risco aos trabalhadores, ao meio ambiente, à população ou à segurança nuclear. As causas do incidente serão apuradas, diz a Eletronuclear.

A companhia destaca ainda que a usina deve permanecer fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) até finalização da manutenção do equipamento, visando dar continuidade à segurança e alta performance de Angra 1. O Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Comissão Nacional de Energia Nuclear foram informados sobre a paralisação em Angra 1.

A empresa esclarece também que, no último sábado, 13, houve uma falha mecânica em uma das bombas de água de alimentação principal para os geradores de vapor de Angra 1, que não provocou desligamento da usina e não tem relação com o episódio mais recente do dia 16.

— No dia 13/01/2024, apenas a bomba de água precisou ser desligada e, seguindo procedimentos operacionais, a carga do reator da usina foi reduzida para 48% até o domingo (14), conforme programação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Este episódio também ocorreu no circuito secundário, ou seja, sem nenhum perigo radiológico envolvido — informou a empresa.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.