Último concurso para a PM foi em 2014 | Foto: Divulgação

Angra dos Reis está entre as regiões e cidades do Estado do Rio de Janeiro que mais tiveram redução no número de homicídios em 2019, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP/RJ) divulgados esta semana. A cidade teve queda de 36,7% no número de mortes em comparação com o mesmo período do ano anterior (2018). Em todo o Estado também houve queda de 19,3%, sendo o número de homicídios em 2019, o menor desde 2001. No ano passado, 3.995 pessoas foram assassinadas no Estado. O recorde negativo foram 8.438 em 1995.

Para se ter uma ideia dos números desta redução, de janeiro a novembro de 2018, 125 pessoas foram mortas em Angra dos Reis. No mesmo período do ano passado, o número caiu para 76. São 49 vidas poupadas. Em Volta Redonda (foto), no entanto, a estatística teve direção inversa com aumento de 68 mortos em 2018 para 80 em 2019.

Entre as cidades que tiveram aumento no número de mortes estão Três Rios (+107,4%), Volta Redonda (+22,8%) e Nova Friburgo (+17,2%).

Uma parcial dos dados já havia sido divulgada aqui mesmo no Tribuna Livre em julho do ano passado. Na ocasião, os números de ocorrências policiais já vinham apresentando queda não apenas em Angra dos Reis, como em Paraty e Mangaratiba. Outras regiões que se destacaram na redução de mortes foram as cidades de Resende (queda de 54,3%) e Queimados (41,3%) e as regiões de Santa Cruz (-53,54%) e Botafogo (-47,6%), na cidade do Rio de Janeiro.

Especialistas creditam a redução no Estado do Rio de Janeiro aos investimentos feitos até o final de 2018 durante o período de intervenção federal, quando houve aumento do efetivo e compra de equipamentos, armas e viaturas.

Prefeitura de Angra comprou viaturas e contratou policiais

Em Angra dos Reis, a redução da violência também pode ser atribuída aos investimentos feitos de forma direta pela prefeitura de Angra dos Reis em compra de viaturas (foram 20 veículos) e contratação de policiais por meio do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis).

Em outra ação, a prefeitura também decidiu investir na ampliação do serviço de videomonitoramento, instalando um totem (foto) com câmeras na área do cais Santa Luzia, no Centro da cidade. De acordo com a secretaria municipal de Segurança Pública, este é um protótipo em testes sem custo para o município. Se o modelo for aprovado, outros 14 pontos da cidade poderão receber monitoramento semelhante.

— É mais uma ferramenta que a prefeitura de Angra está trazendo para ajudar a segurança pública. A população é quem vai aprovar ou não o uso do totem, visto que além da visibilidade total do ambiente ao redor, a ‘vítima’ poderá ainda interagir com o agente de polícia e receber orientações para a sua proteção — explicou o secretário de Segurança, Douglas Ferreira Barbosa.

Fotos: Divulgação/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/balanco-policia-costaverde-2019/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome