Busca de parcerias motivou encontro de Andrei com a Secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros

A atuação do secretário de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, Andrei Lara, na última semana aponta boas sinalizações e excelentes perspectivas para o desenvolvimento da cultura angrense. Com agenda na capital, Andrei teve encontro com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros exatamente para apresentar algumas das demandas do município em busca de apoio da secretária. Entre os pedidos, recursos para a conservação do patrimônio histórico e para reformas, entre outras iniciativas.

— Os municípios não fazem a gestão de forma isolada. Precisamos cada vez mais estreitar estas relações institucionais da cidade de Angra com o Governo do Estado do Rio. É importante que a secretária conheça nossos problemas para nos ajudar a resolver — destacou Andrei Lara, acrescentando que Danielle Barros teria sido muito receptiva aos pedidos da cidade.

Um dos assuntos principais tratado, e que tomou boa parte do encontro, foi uma negativa dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), com relação ao tombamento da Igreja da Freguesia de Santana, na Ilha Grande. A construção data do século XVII e estava no centro de desenvolvimento econômico da Ilha possuindo forte apelo histórico e cultural. Há relatos de que no local era feita parada de navios piratas e de contrabando de pessoas escravizadas. Andrei Lara tenta reverter a decisão contrária do Iphan para o tombamento.

Ainda sobre a questão do Patrimônio, o secretário de Cultura de ANgra pautou a necessidade da certificação do título de Patrimônio Mundial da Unesco concedido à Ilha Grande e a Paraty em 2019. Até hoje o título não foi oficialmente entregue às duas cidades.

Por último e não menos importante, em pauta com Danielle Barros, a reforma de modernização do Centro Cultural Theophilo Masssad, principal arena cultural do município. A secretaria de Cultura de Angra já tem um pré-projeto de melhorias, apresentado na reunião. Ficou acordado que, em breve, a iniciativa voltará a ser debatida tomará corpo, prevendo ainda uma reivindicação da cidade que é a melhoria da acessibilidade.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça este trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/feito-cafe-lanca-a-cancao-parece-sobre-a-vida-de-musicos/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome