Se depender somente do entusiasmo, da confiança e da vontade de trabalhar do prefeito Luciano Vidal (MDB), Paraty pode se preparar para um 2020 com muitas realizações. Construir, concluir projetos já iniciados e avançar ainda mais em áreas como a saúde e a educação são as metas de Vidal para o ano que vem, último de seu curto mandato, já que tomou posse em agosto após uma eleição fora de época. Ele também avaliou o ano 2019, que acabou sendo truncado por uma disputa eleitoral extemporânea.
— O saldo é totalmente positivo. Deus é justo e grande e quando a população quer, ninguém muda. A cidade vem evoluindo cada vez mais e a eleição só nos fortaleceu ainda mais e nos deu mais garra ainda para continuar realizando as coisas de que a cidade precisa, fazendo as ações e mantendo Paraty sempre em destaque — disse o prefeito Vidal.
O prefeito ainda lembrou que este ano a cidade foi reconhecida como uma ‘exceção’ na comparação com as cidades do Sul Fluminense. É o único município, por exemplo, que não apresenta nível crítico de investimentos, ou seja, mostra capacidade para continuar investindo e até ampliando serviços, o que vem fazendo desde 2015.
Mais de 50% dos municípios do Sul e Centro-Sul Fluminense tiveram uma gestão fiscal difícil em 2018. Pelo menos um terço destas prefeituras apresentou boa gestão fiscal e apenas Paraty – a quarta mais bem colocada no estado – não foi classificada como nível crítico de investimentos. Volta Redonda, por exemplo, ficou nas últimas posições.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo nacional e avaliou as contas de 5.337 municípios. No estado do Rio de Janeiro, das 92 cidades foram analisadas 79. Em 2018, na média, o IFGF dos municípios do Sul Fluminense foi de 0,5373 ponto, superior ao estado (0,4969). Paraty, no entanto, ficou bem acima, com 0,7169.
Para Vidal, as expectativas em relação a 2020 são as melhores exatamente pelo estado das contas públicas. O município vive um bom momento, tem uma gestão financeira equilibrada e recursos em caixa para continuar investindo.
— Estamos em quarto lugar em gestão no Estado e somos bicampeões no Índice de Educação Básica (Ideb), além de sermos o quinto município que mais investe em Saúde no Rio. Estes indicadores serão mantidos e melhorados em 2020 — acredita o prefeito.
Entre as prioridades para o ano que vem estão a conclusão da mudança para o hospital Hugo Miranda (que pode acontecer ainda na reta final deste ano); a conclusão do centro poliesportivo da Mangueira; o novo centro de diagnóstico por imagens; além de pavimentação e concretagem de vias em vários bairros e a reforma de postos de saúde; também está na lista, a reforma do cais de turismo e do entorno, intervenção que está orçada em R$ 3,5 milhões.
— A marca do ano que vem será no dia 28 de fevereiro, no aniversário da cidade, a entrega do nosso Centro de Imagem e entre março e abril, a entrega do Cefec (Centro de Formação e Economia Criativa), que já está em construção, além de muitas obras que estão para acontecer ao longo de todo ano — garantiu Vidal.
Fotos: Reprodução/PMP
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também:
http://br918.teste.website/~tribu449/paraty-melhor-resultado-ifgf-regiao/