Até sexta-feira, 25, 120 pacientes do município serão atendidos pelo serviço itinerante de exames de imagens do governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de um tomógrafo móvel que ficará durante toda a semana na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que a parceria com o governo do estado ajuda a diminuir o tempo de espera pelo exame de tomografia, sendo que o agendamento prévio respeitou a demanda da Secretaria Municipal de Saúde.
– O número de pacientes na fila era menor que duzentas pessoas. Com o atendimento no caminhão, mais da metade dessas pessoas serão atendidas em uma semana – explica o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que Volta Redonda oferece o serviço no Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, no Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba, e no Hospital São João Batista.
– O Tomógrafo Móvel agilizou o atendimento no município. Com oferta de exames com e sem contraste, atendeu quase toda nossa demanda – declara.
Morador da Vila Americana, Sérgio Ramos foi um dos pacientes agendados para o Tomógrafo Móvel. Junto com a esposa, Eliana Aparecida, ele aprovou a parceria.
– Estava esperando a pouco mais de um mês pelo exame e fiquei satisfeito com o agendamento. Sou cadeirante e o caminhão oferece acessibilidade – conta Sérgio, lembrando que tem usado frequentemente o serviço de saúde do município e tem sido muito bem atendido.
O tomógrafo móvel funciona das 8h às 17h atendendo pacientes previamente agendados, com capacidade para executar de 40 a 50 exames por dia. A equipe do caminhão de tomografia é formada por um médico, um enfermeiro, uma técnica em enfermagem e um técnico em tomografia, além de oito funcionários de apoio como recepcionistas e um responsável pela parte de informática.
Fotos: Evandro Freitas / Secom VR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.