Em Paraty é assim! Termina um evento e já começa outro. Entre os dias 15 a 18 deste mês, no Areal do Pontal, na região central da cidade, acontece o tradicionalíssimo Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Ou só ‘Festa da Pinga’ para os mais chegados.

A 37ª edição do evento conta a participação dos cinco principais alambiques da cidade, que é uma das maiores produtoras de cachaça do país: estão presentes as marcas Coqueiro, Corisco, Engenho D’Ouro, Paratiana e Pedra Branca. E também há diversas atrações musicais previstas, com shows de artistas locais e um espaço dedicado à gastronomia e à cultura paratienses. Em 2017, Paraty foi reconhecida como cidade criativa pela gastronomia e o festival também valoriza estes sabores.

O festival começou nesta quinta-feira, 15, com o DJ Marino e se encerra no domingo, 18, às 21h, com o bloco de Carnaval ‘Arrastão do Jabaquara’ fazendo a galera sair do chão em ritmo de folia fora de época. A programação tem shows ligados à cultura caiçara e quilombola, cirandas, jongos, danças tradicionais, sertanejo, pop rock, chorinho, MPB, samba e soul entre outros.

O festival abriga ainda um espaço para a variada produção gastronômica da cidade e a degustação dos produtos da região. Serão doze quiosques, três food trucks e duas food bikes, atrações que surgiram nos últimos anos e que já se harmonizaram ao evento. O visitante pode degustar as cachaças e saborear os pratos no mesmo ambiente, ouvindo a programação musical variada.

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty valoriza e mantém vivo o processo que envolve a produção da cachaça, inclusive os métodos originários do século XVI. Realizado desde 1983, este é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo sempre um grande público. Para garantir a segurança dos participantes, a Polícia Militar reforçou o policiamento e o número de agentes durante o evento.

Paraty integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco como Cidade Criativa pela Gastronomia e este ano também foi reconhecida com o título da Unesco de Patrimônio Mundial como sítio misto pela cultura e biodiversidade, em parceria com a Ilha Grande, em Angra dos Reis, o que valoriza ainda mais a sua programação local de eventos.

Confira a programação musical do Festival:

Quinta-feira, 15
18h à 1h – DJ Marino
21h às 23h – Júlio Vibes
23h à 1h – Banda Lozz

Sexta-feira, 16
18h à 1h – DJ Marino
21h às 23h – Ciranda Elétrica
23h à 1h – Joel Silva

Sábado, 17
13h às 15h – Bebeto
15h às 17h – Jongo Quilombo
18h à 1h – DJ Marino
21h às 23h – Samba de Rosena
23h à 1h – Banda Ratones

Domingo, 18
12h às 14h – Tok Surpresa
14h às 15h – Bloco Paraty do Amanhã
15h às 16h – Bloco Tribo do Samba
16h às 17h – Bloco Meninos do Pontal
21h30 às 23h30 – Bloco Arrastão da Jabaquara

Fotos: Reprodução

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome