Com o objetivo de suprir a demanda de exames referenciados pelas unidades de saúde e também permitir que eles sejam realizados pelos pacientes em suas próprias comunidades, foi lançado no último fim de semana o ‘Saúde Pertinho de Você’. O projeto oferece à população exames de mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, desintometria óssea e raio-x digital através de um serviço itinerante, feito por uma carreta totalmente adaptada.

O projeto visitou o Frade no sábado, 22, e o Parque Mambucaba no domingo, 23. Ao todo, segundo o secretário de Saúde Renan Vinicius, foram realizados 251 exames, sendo 110 no Frade e 141 no Parque Mambucaba, em apenas dois dias de atendimento.

– Esta ação será quinzenal e itinerante, com o objetivo de suprir a demanda reprimida de exames já solicitados pelas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF). Iremos atender os pacientes que já estavam na fila aguardando atendimento. Caso nem todos os agendados compareçam, as vagas poderão ser preenchidas por demandas espontâneas. Nas próximas ações teremos também a presença do setor de agendamento de exames e de ouvidoria, que receberão diretamente as demandas da população – ressaltou o secretário de Saúde.

O prefeito Fernando Jordão esteve no Frade e ao Parque Mambucaba para acompanhar o atendimento e também conversar com a população. Ele explicou a importância do ‘Saúde Pertinho de Você’ para o município.

– Angra possui mais de 100 quilômetros de extensão, do Cantagalo ao Parque Mambucaba, e nem sempre as unidades de saúde que realizam os exames estão próximas da população. Nosso objetivo é permitir que as pessoas consigam fazer os procedimentos que necessitam em suas próprias comunidades. Volto a dizer: administração se faz com escolhas e eu optei por investir na saúde, pensando naqueles que não possuem plano de saúde e dependem do SUS – destaca o prefeito.

A equipe do projeto ‘Saúde Pertinho de Você’ é formada por 11 profissionais: um médico – ultrassonografista ou cardiologista, dependendo do que será marcado de exame; quatro técnicas de radiologia; uma técnica de enfermagem; um técnico de TI; um técnico de engenharia clínica; uma recepcionista; um motorista e um ajudante. Ao longo de um ano, tempo de duração do contrato do projeto, outros exames serão oferecidos à população.

– Com o tempo, vamos passar a oferecer outros exames, conforme as demandas forem surgindo. Inclusive, estamos preparados para no próximo mês, durante o Outubro Rosa, focar nas mamografias – reforça Renan Vinicius.

A carreta do programa ‘Saúde Pertinho de Você’ estará no domingo, 30, na Praça da Monsuaba, e na segunda, 1, próxima ao Condomínio Cidadão, na Japuíba.

 

Foto: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome