A primeira usina solar do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RJ), está prestes a entrar em operação com um sistema fotovoltaico instalado em Piraí, na antiga usina de asfalto, e destinada a abastecer o prédio-sede do Departamento, no Rio, e a unidade de Niterói. A economia anual estimada beira os R$ 4,26 milhões para o Estado, além de reafirmar a iniciativa do órgão em investir em projetos sustentáveis e de cuidado com o ambiente.
A usina de captação de energia solar, projetada para gerar 960 mil kWh/ano, recebeu investimento de R$ 3,7 milhões. A redução proporcionada pela transição de energia poderá tornar possíveis, novas obras de melhoria nas estradas e infraestrutura nos municípios. A expectativa é de que no prazo de um ano e meio, o DER recupere totalmente o investimento em geração de energia solar, com a economia nas contas de luz dos dois prédios públicos.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, afirma que a usina representa um grande passo na redução dos gastos com as contas de energia. Disse ainda que a economia representa mais possibilidade de investimentos em obras de infraestrutura para a população.
O município de Piraí foi escolhido como local para instalação da usina solar por uma posição estratégica. Os painéis ocupam um terreno de 41 mil m², onde funciona também uma unidade de Conservação do DER, na região. O presidente do DER-RJ, Pedro Ramos, enfatizou que o sistema oferece vantagens financeiras e ambientais para o Estado.
— O uso da energia solar para abastecer as nossas unidades tem diversos benefícios, entre eles a redução do impacto para o meio ambiente e o direcionamento de recursos para a atividade fim do DER/RJ, que é a manutenção das estradas RJ’s, recuperação de pavimento e contenção de encostas.
De acordo com o modelo on-grid, a energia solar captada é convertida em eletricidade, permitindo o uso no local e o excedente sendo repassado à concessionária, que fornece créditos ao consumidor. A instalação em Piraí tem 1.150 painéis com potência de 550wp, com garantia de performance de 25 anos, duráveis e resistentes, aprovados em testes de impacto que simulam granizo e outros objetos.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.