Evento reuniu autoridades e artesãos no clube Aquidabã | Foto: Luis Lara/PMAR

Artesãos e artesãs de Angra dos Reis e da Costa Verde estão tendo dois dias de imersão na atividade, com aprendizado, troca de experiências e informações durante a primeira edição do ‘Angra Artes Manuais’, no Iate Clube Aquidabã, no Centro, nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19.

O evento está oferecendo programação de palestras, rodas de conversa, workshops, oficinas e apresentações musicais, numa realização da prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Cultura, e em parceria com o Sebrae Costa Verde.

— O artesanato é um importante fomento de economia criativa na cidade. Temos feito um trabalho com profissionais da área, ampliando o contato e mantendo um banco de dados da classe. O ‘Angra Artes Manuais’ está acontecendo inclusive com a entrega da Carteira Municipal do Artesão, que vai favorecer mais controle sobre dados do segmento e possibilitar uma linha de fomento específica aos artesãos de Angra — informa o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

No primeiro dia, autoridades e parceiros do evento participaram da cerimônia de abertura e da entrega da Carteira Municipal do Artesão. A mestre artesã Zuleide Rodrigues, 53, foi a primeira a receber o documento. Para ela, a área de artesanato no município tem avançado muito.

— É uma sensação maravilhosa ser a primeira artesã do município a receber a carteira. Comecei muito cedo nessa arte, aos 8 anos, fazendo bonequinhas de palha de milho, para brincar com as minhas irmãs. O artesanato me fez voar, e hoje, a área está muito melhor em Angra — afirmou a mestre artesã, que é moradora do Frade.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Angra.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.