A tradicional Procissão Marítima de Angra dos Reis no dia 1° de janeiro será a saudação inicial de 2017. O evento chega este ano à sua 39ª edição. Considerada um dos maiores eventos náuticos da América Latina, desta vez a festa no mar de Angra será realizada exclusivamente com recursos privados, captados por associações e pelo Angra e Ilha Grande Convention Bureau (AngraCVB). Como a prefeitura de Angra não está aportando recursos públicos no evento, a procissão será coordenada exclusivamente pelas entidades e grupos empresariais. A estrutura de apoio será menor mas a expectativa de público é alta, considerando o grande movimento na cidade nos dias que antecedem o final do ano. Além disso, há mobilização de grupos de Mangaratiba e Itaguaí para participarem do evento.
A Capitania dos Portos e a Marinha do Brasil darão as orientações relativas à segurança. O evento terá apoio do Corpo de Bombeiros e da secretaria de Saúde do município. Como não haverá premiação em dinheiro para os barcos participantes, a Associação de Organizadores de Barcos da Procissão distribuirá um reconhecimento exclusivo para suas treze turmas associadas.
A procissão no mar, criada em 1978 pelo diretor de TV da Globo, Boni, como uma festa religiosa é hoje o evento público de maior visibilidade da cidade no Brsil e no exterior.