Admitindo que a cidade está longe de alcançar a meta de 95% de imunização de crianças contra a poliomielite em 2022, a secretaria de Saúde de Angra dos Reis decidiu prorrogar a campanha de vacinação e iniciou uma ação de busca ativa por crianças que ainda não tenham sido vacinadas.
De acordo com a prefeitura, agentes comunitários de saúde estão indo às residências cadastradas para informar aos pais e responsáveis sobre a pendência na vacinação. A meta é aumentar a conscientização da população sobre a importância de comparecer às unidades de saúde para garantir a vacina para o público-alvo. A vacinação acontece em todas as unidades do Saúde da Família (ESF’s) no município.
O alvo da vacinação são as crianças menores de cinco anos de idade. Para receber a vacina, o usuário dele levar o cartão de vacina da criança e também o CPF e o cartão do SUS.
As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário; as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico.
O Brasil está desde 1994 certificado como país livre da poliomielite. Porém, por conta dos baixos níveis de cobertura vacinal nos últimos anos (perto de 50% da meta), existe o risco da volta da doença ao país.
Foto: Agência Brasil
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: