Uma ação realizada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) e a participação de 80 catadores de materiais recicláveis, coordenados pela Associação dos Catadores do Jardim Gramacho coletou mais de 6 toneladas de latinhas de alumínio para bebidas durante os quatro dias de desfiles das escolas de samba no Carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Uma estrutura foi montada nos arredores da folia para permitir a coleta dos materiais.
— O projeto ‘Cada Lata Conta‘ em parceria com os catadores, teve a oportunidade de garantir a coleta de todas as latinhas consumidas no Carnaval do Rio — comemorou Cátilo Cândido, presidente da Associação dos Fabricantes de Latas.
Durante os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, o ‘Cada Lata Conta‘ teve um local determinado, onde catadores devidamente identificados e com materiais de proteção individuais receberam diárias para coletar as latas, fazer a separação dos rejeitos e de outros materiais e transportar toda a sucata para as cooperativas de reciclagem. Foliões também receberam informações sobre a importância da reciclagem. A ação vai continuar no desfile das campeãs, no sábado, 30.
As 6,2 toneladas de latinhas serão vendidas pelos próprios catadores para centrais de reciclagem, gerando ainda mais renda para esses profissionais.
— O exemplo mais claro de economias circular, uma embalagem que, após o consumo, vira matéria-prima, gera renda para milhares de pessoas e volta a ser uma nova lata em apenas 60 dias — comentou o presidente da associação.
Fotos: Reprodução
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: