O fim do ano de 2009 parece que será tranquilo para as finanças do Estado do Rio de Janeiro, que usa parte das reservas para garantir o pagamento de suas obrigações. Hoje pela manhã, o secretário de Estado de Fazenda, Joaquim Levy, reafirmou que o governo Sérgio Cabral (PMDB) fechará o ano cumprindo todos os compromissos.

— Estamos fechando o ano diria que não com folga, mas conseguindo cumprir com os objetivos, em função também das muitas parcerias estabelecidas não somente com prefeituras e iniciativa privada, mas, particularmente com o governo federal. Por uma série de razões, inclusive com a própria atuação do presidente Lula, estamos vendo o Brasil como um todo e o Rio de Janeiro também num momento importante de retomada de investimentos, do consumo e do crescimento econômico — salientou Levy. 

O secretário de Fazenda esclareceu que em 2008, quando se registrou o auge do crescimento econômico no país, alguns estados tinham arrecadação de ICMS mais dinâmica que o Rio de Janeiro. Este ano, praticamente não houve queda nominal no Rio.

A arrecadação do Estado do Rio aumentou nominalmente este ano, explicou Levy, lembrando que no começo de 2009 a secretaria der Fazenda fez uma projeção de crescimento nominal de 3%, e que até o fim de dezembro deve ser alcançada.

— Para cumprir tudo o que a gente queria houve a necessidade de outras ações, algumas de esforço do próprio Estado, como a venda de ativos, e também a parceria com o governo federal, que tem sido uma marca deste governo, para podermos cumprir as metas — assinalou.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome