A disseminação dos casos de febre amarela na Ilha Grande e na parte continental de Angra dos Reis adquiriu tons dramáticos nos últimos dias com as informações ainda não confirmadas de novas ocorrências e, pior, de mortes causadas pela doença. Segundo apurado pelo Tribuna Livre são cinco os casos de mortes suspeitas por causa do vírus. Se confirmados, eles poderão colocar a cidade na lista dos municípios com mais incidentes da doença. Todos os casos têm alguma relação com a Ilha Grande, seja por pessoas que lá estiveram ou moradores das praias mais afetadas como Provetá, Passa Terra e Araçatiba. A prefeitura de Angra ainda não divulgou nota a respeito mas adiantou que não pode confirmar novos casos até que a secretaria de Estado de Saúde (SES) ateste as ocorrências. A divulgação do boletim epidemiológico da SES deve ocorrer ainda nesta quinta-feira, 15.

— Não podemos nos adiantar antes do Estado. Mas o clima é que qualquer morte acaba sendo atribuída à febre amarela. Não podemos entrar em pânico. Todas as mortes suspeitas estão sendo analisadas pela secretaria de Estado, a quem cabe a atualização destes dados — disse um funcionário da secretaria municipal de Saúde de Angra.

No último boletim divulgado pela SES, antes do Carnaval, Angra dos Reis aparecia com quatro casos confirmados e duas mortes. As duas vítimas eram moradoras da praia do Provetá, na Ilha Grande. Macacos mortos por febre amarela também foram confirmados na Ilha Grande indicando a presença do vírus da doença na região.

Navios de cruzeiro cancelam passagem pela Ilha Grande

A divulgação dos casos de febre amarela na Ilha Grande trouxe prejuízos ao turismo na região. Nesta quarta-feira, 14, a operadora de navios de cruzeiro MSC anunciou o cancelamento da parada da embarcação MSC Preziosa, que deveria aportar na Vila do Abraão nesta sexta-feira, 16. Em comunicado aos clientes e à Imprensa a MSC afirma que a decisão foi para preservar ‘a segurança e o bem estar dos hóspedes’. Todos os demais navios da empresa que parariam na Ilha Grande também serão desviados para outros destinos como Ilhabela (SP). O prejuízo do setor de passeios náuticos da Ilha ainda não foi mensurado.

— O cancelamento ocorreu devido à recente orientação da secretaria de Saúde de Angra dos Reis para que pessoas não imunizadas com a vacina evitem a Ilha Grande — explica a MSC.

A vacinação é o único meio de evitar a doença e por isso a secretaria de Saúde de Angra alerta para que pessoas que ainda não tenham sido vacinadas ou que receberam a imunização há menos de 10 dias evitem a Ilha Grande e os locais de matas e cachoeiras. A medida é para evitar o contágio. Os postos e locais de vacinação em Angra estão disponíveis no endereço da prefeitura de Angra.

Paraty — Na cidade vizinha, a situação é de atenção mas o município já fez o ‘dever de casa’, imunizando mais de 95% da população residente e ainda abrindo postos para a vacinação de visitantes. Paraty ainda não tem casos de febre amarela confirmados mas investiga a morte de um macaco que pode ter sido vítima da doença. A eventual confirmação (ou não) pode ser feita também  no boletim epidemiológico desta quinta-feira, 15.

Mangaratiba — Na quinta-feira, 7, a secretaria de Estado de Saúde do Rio confirmou um caso de febre amarela em humanos em Mangaratiba. Até aquela ocasião eram 55 casos em todo o Estado, com pelo menos 27 mortos.

Siga-nos no Facebook e acompanhe as notícias de Angra dos Reis e Paraty.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome