Uma cerimônia na tarde da última sexta, 28, marcou a inauguração do Centro Integrado de Monitoramento de Água e Esgoto de Angra dos Reis. Localizado na sede do Sistema Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), no São Bento, o novo espaço recebeu um investimento de quase R$ 500 mil, proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Em uma sala com vários telões, funcionários da autarquia vão controlar o nível de água nas barragens do município, por meio de um sistema eletrônico que capta o volume do líquido e envia as informações à central. Em princípio esse sistema está instalado somente na barragem da Banqueta, mas será estendido para mais de 40 pontos em diversos locais do município.

– Estamos hoje entregando para Angra um sistema automatizado de controle que vai fazer com que ela seja a primeira cidade da Costa Verde a ter esse dispositivo, permitindo que a gente na sede consiga controlar todas as 63 barragens que existem. É um fato extremamente importante. Também estamos disponibilizando uma nova recepção, mais acolhedora, para dar à população tudo que ela merece, além de inauguramos uma nova regional – destaca o presidente do Saae, Paulo Cezar de Souza, durante a inauguração do centro.

– Estamos aqui mostrando um controle, através da tecnologia, de todos os sistemas de água e esgoto do município. E o mais importante: estamos mostrando um planejamento de água e esgoto para diversos pontos da cidade – frisa o prefeito de Angra, Fernando Jordão, que também participou do evento, antes de informar que diversas ações serão feitas em locais como Parque Mambucaba, Monsuaba e Praia do Anil.

Outra novidade anunciada durante a cerimônia tem a ver com o interesse de Angra em aderir ao processo de dessalinização, com o objetivo de ajudar quanto ao processo de abastecimento de água.

– É uma tecnologia utilizada em diversos países, mas estamos usando a de Israel. Estamos em tratativas para que a gente possa ter um melhor abastecimento de água através desse processo moderno que é aproveitar a água do mar – afirma o prefeito.

Junto com o centro, aconteceram outras inaugurações dentro do Saae. Foi apresentada ao público a nova recepção, que vai oferecer mais conforto aos munícipes, onde foi instalado um painel com pinturas referentes a vários locais de Angra, assinado pelo artista plástico Júlio Garcia. Em seguida foi descerrada a galeria com as fotos de todos os ex-presidentes, pessoas que deram sua contribuição para o desenvolvimento da autarquia. A outra novidade foi a inauguração da sede regional.

 

Foto: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome