A secretaria municipal de Saúde de Angra dos Reis conseguiu repor apenas metade dos 10 médicos cubanos que deixaram a cidade no mês passado, após decisão do governo de Cuba a respeito da participação deles no programa federal Mais Médicos. Nesta semana, somente cinco profissionais interessados se apresentaram para as vagas abertas e já estão trabalhando. O Mais Médicos foi criado em 2014 exatamente para suprir a carência de profissionais em municípios do interior e periferias das grandes cidades. Pelo pouco interesse dos brasileiros, cubanos ocuparam mais de 8,3 mil vagas até novembro deste ano.

Na manhã desta quarta-feira, 18, os médicos que se apresentaram foram recepcionados pelo secretário de Saúde de Angra, Renan Vinícius, e por outros coordenadores da Saúde pública na cidade. Os novos profissionais e os gestores puderam estreitar laços e também discutir assuntos como os locais e as condições de trabalho. Estes profissionais atuam no programa de Atenção Básica em Saúde, conhecido com Estratégia de Saúde da Família.

Como Angra tinha 10 médicos cubanos, apenas os módulos ESF’s do Bracuí, Campo Belo I e II, Parque Mambucaba V e Japuíba receberam os novos profissionais. Outros cinco postos ainda estão sem médicos. A prefeitura de Angra lembrou que na seleção feita pelo Ministério da Saúde, as 10 vagas oferecidas para a cidade receberam inscrições, mas até agora só a metade destes profissionais confirmou a efetivação das matrículas.

O Ministério da Saúde já publicou um novo edital para completar as vagas que não foram ocupadas em todo o país. A expectativa é que o resultado seja divulgado no início de 2019, com o preenchimento das outras cinco vagas existentes em Angra – anteriormente, as posições de trabalho eram ocupadas por médicos cubanos. A prefeitura não informou o que será feito com as unidades ainda sem médicos, aguardando a recomposição.

Leia mais em:

http://br918.teste.website/~tribu449/mais-medicos-angra-cubanos/

Foto: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome