Em Angra, distribuição de água é coordenada pelo Saae | Foto: Agência Brasil

De acordo com informações transmitidas pelo Serviço de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) de Angra dos Reis, o período que vai de setembro a outubro, caracterizado pela estiagem, já afeta de maneira crítica as comunidades da Sapinhatuba – I, II e III –, Nova Angra, Camorim, Camorim Pequeno, Vila Velha, Bonfim e regiões da Japuíba.

Na Nova Angra e na região da Japuíba o Saae está realizando manobras com fornecimento de água dia sim e dia não. Nas demais localidades as manobras são eventuais, mas a participação da população para atravessar o período é fundamental.

– Os meses de setembro e outubro são conhecidos pelo baixo volume de chuva que, consequentemente, ocasiona o baixo nível da barragem. É preciso que a população compreenda a necessidade de economizar água neste período – destaca o presidente do Saae, Paulo Cézar de Souza.

Atitudes simples podem colaborar com a economia de água: verificar se há vazamentos nos canos, torneiras, descargas, chuveiros e caixas d’água; usar balde para lavar os veículos; regar as plantas no início ou no final do dia, quando o sol está fraco; ao lavar louça, primeiro, ensaboar todas as peças, e só depois abrir a torneira para enxaguá-las; quando for escovar os dentes ou fazer a barba, não deixar a torneira aberta o tempo todo e evitar usar a mangueira quando for lavar a calçada ou o quintal.

 

Foto: reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome