Foi iniciado na manhã de segunda-feira, 18, o processo de demolição das construções localizadas na Avenida Ayrton Senna, em Angra dos Reis, no trecho próximo ao Iate Clube Aquidabã. A ação vai possibilitar que a via seja duplicada, na intenção de solucionar um dos principais gargalos no trânsito da cidade.

O primeiro imóvel demolido foi um galpão ao lado do Ateliê Paulo de Lira. Mais quatro construções vizinhas cederão parte do terreno para a realização da obra, que está sendo feita pelo governo municipal, apresentando um custo aproximado de R$ 8 milhões.

O prefeito Fernando Jordão acompanhou a ação de demolição, que contou também com o apoio de membros da equipe da Secretaria Executiva de Serviço Público.

– Essa é uma obra importante de remodelação de toda a via e duplicação. Depois de pronta, vai ficar muito bonita a avenida, com ciclovia e iluminação de LED – informa o prefeito.

Além disso, o artista plástico Paulo de Lira, cujo ateliê fica próximo do trecho demolido, revelou que vai cuidar de uma pequena praça a ser implantada nas proximidades.

– Com a autorização da prefeitura, vamos cuidar do paisagismo da praça e construir uma escultura em concreto. Entrando ou saindo da cidade, as pessoas verão três barquinhos, com quase dois metros e meio de altura, que representam a cidade de Angra dos Reis e os Três Reis Magos – destaca o artista.

 

Andamento das obras

 

De acordo com o secretário executivo de Obras, Alan Bernardo, as ações de duplicação da Avenida Ayrton Senna da Silva e a readequação viária da Avenida das Caravelas estão sendo efetuadas dentro do cronograma previsto.

No primeiro trecho, que começa na linha férrea próxima à Santa Casa e vai até a entrada principal do Iate Clube Aquidabã, foi realizado o recapeamento da pista já existente, faltando apenas a demarcação viária e a sinalização, que serão feitas ao final da obra.

No segundo trecho, que vai desde a portaria do Aquidabã até a Praça Stela Maris, perto da rodoviária, já começaram as demolições das construções. Nesta extensão, a pista de rolagem será duplicada e também receberá calçada e ciclovia. Além disso, o sistema de rede de drenagem pluvial e o canteiro central serão revitalizados.

Já no terceiro e último trecho, que começa da Praça Stela Maris e vai até a entrada do bairro Marinas, foram realizadas a troca de solo e o alargamento da Praia da Chácara.

– Agora vamos dar início à fase de colocação de meio-fio e construção de um muro de contenção na entrada do shopping Piratas – declara o secretário de Obras, Alan Bernardo, antes de explicar que nesse espaço as pistas serão readequadas para atender as necessidades do projeto, que contará com uma nova rotatória.

 

 

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome