Foi iniciado nesta semana um choque de gestão no Centro de Especialidades Médicas do Centro (CEM), antigo PAM, para organizar o fluxo de atendimentos e, ao mesmo tempo, dar mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos funcionários que trabalham na unidade.

Nos primeiros dias da iniciativa foram reformados 93 assentos para acomodar os pacientes. O setor de tuberculose e o laboratório também foram realocados, não ficando mais na entrada do CEM. Os novos locais dos setores estão passando por pinturas e também contarão com sistemas informatizados, para receber a farmácia.

– Com isso, o usuário não vai mais entrar no prédio e ficar na escada esperando o atendimento, sem qualquer acessibilidade – informa o secretário executivo de Saúde, Dr. Rodrigo Muchelli, que recebeu o pedido da ação diretamente do prefeito de Angra.

Ainda segundo o secretário, foi construída na entrada do CEM uma sala onde os colaboradores e pacientes serão recebidos. O local servirá para o primeiro contato, onde os problemas dos usuários serão relatados e, em seguida, serão traçadas ações para resolvê-los. Na próxima semana serão iniciados reparos nos telhados, tubulações de ar-condicionado e calhas.

– Vamos contar com a parceria da Eletronuclear, que já realizou três visitas técnicas, fazendo todo o levantamento para acabar de vez com os vazamentos – destaca Rodrigo Muchelli, anunciando ainda que, até o fim do ano, ventiladores e exaustores serão instalados para melhorar a passagem de ar no espaço. A iluminação do local também contará com reforços, por meio de 160 luminárias de LED e reparos na estrutura elétrica.

Outra novidade que vai melhorar o fluxo de pacientes dentro do CEM é a transferência dos três módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) que hoje lá estão. Eles seguirão para o prédio onde ficava a Superintendência de Trânsito, na Rua das Palmeiras.

– A previsão é que isso ocorra até o dia 25 de dezembro. Além disso, estamos adquirindo um controlador de acesso à unidade de saúde. O usuário que tiver sua consulta agendada vai se identificar na recepção, receber um crachá e inserir a peça no controlador, para entrar nas dependências do CEM. Na hora de sair, deposita o crachá e a cancela abre – explica o secretário executivo de Saúde.

 

 

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome