A cidade de Paraty terá mais um ano repleto de eventos, atividades culturais e programações para manter o movimento turístico durante todo o ano. Lançado em dezembro, o Calendário Turístico e Cultural da cidade para este ano envolve, sobretudo, as secretarias de Turismo, de Cultura e de Esporte e prevê eventos de janeiro a dezembro, alguns já consolidados na programação anual, repetindo um modelo que vem dando certo na cidade há quase dez anos. O calendário 2019 mantém a tradição com eventos de praia, meio ambiente, esporte, fé e descontração, somados ao lugar único que é Paraty, que agora se autoafirma como a ‘Cidade dos Festivais’.

— Aqueles que procuram a Cidade Histórica encontram o cenário de belas praias e mata atlântica como paisagem e também uma diversidade cultural única — explica o secretário de Turismo, Edson Moura.

Virada de ano — O ano já começou agitado com o réveillon nas praias da cidade e muito movimento. Uma das novidades do ano, nos meses de janeiro e fevereiro, será o projeto ‘Viva Verão’, com música de qualidade ao ar livre. O fato de o Carnaval cair apenas em março ajudou a programar os eventos especiais.

— Tivemos a melhor avaliação possível do réveillon e fim de ano. Na virada de ano correu tudo tranquilo, com música e a queima de fogos no Pontal. Até as duas da manhã o clima foi de paz e tranquilidade. Cidade cheia o tempo todo — contou Moura.

Em fevereiro Paraty completará 352 anos, com direito a corte de bolo e ‘Parabéns para você’ no dia 28, bem pertinho do Carnaval de rua, um dos mais movimentados do interior do Estado. A movimentação dos blocos em preparação à festa, com ensaios públicos, já é um aquecimento para a folia.

Em abril já tem a 14ª edição do Fest Juá, o festival de futebol caiçara, com jogo na areia da praia. Depois tem o Bourbon Festival (foto), que traz musicalidade para as ruas do Centro Histórico, em maio, que ainda tem a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais tradicionais do Brasil e reconhecida como patrimônio cultural. Em junho, após a abertura do defeso do camarão tem Festival na Ilha do Araújo, além da comemoração do Dia do Pescador.

É meio do ano e chega a Festa Literária de Paraty (Flip), sucesso há 17 anos. Este ano o autor homenageado será Euclides da Cunha, escritor do clássico ‘Os Sertões’. Também tem no mesmo mês, a Festa de Santa Rita com música boa e barraquinhas. Em agosto, os principais alambiques da cidade realizam o Festival da Cachaça. Setembro é o mês das fotografias com o Paraty em Foco e o Festival Aves de Paraty, de observação de pássaros, que reúne amantes da fotografia de todo o país.

O festival Mimo chega em outubro com grandes artistas e uma programação paralela de cinema . No mesmo mês tem a Folia Gastronômica (foto), outra atração que não pode faltar no calendário e que movimenta chefs e restaurantes de toda a cidade, com mais de 30 estabelecimentos participantes.

Em novembro o calendário é religioso com as festas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, a padroeira da cidade. E segue com o Festival de Cultura Negra, no final do mês. Já é dezembro e começam os preparativos para saudar 2020, novamente com o réveillon e as programação de Verão. Ufa, tem evento para todos os gostos.

Abaixo, todas as atrações do Calendário Turístico e Cultural de Paraty em 2019:

Fotos: Divulgação / PMP + Arquivo

Publicado antes na edição 234 do jornal Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome