Ao que parece, em 2019 a saúde vai continuar sendo uma das prioridades do governo, já que duas ações relacionadas à área já serão efetuadas na sexta-feira, 4. Na parte da manhã, às 9h, será inaugurado o Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor de Angra dos Reis, que vai funcionar na Rua Maria José Lucas Peixoto, nº 359, no Parque das Palmeiras.

O local vai receber pacientes de todas as idades com sequelas neurológicas e ortopédicas recentes, sendo que as crianças que possuem múltiplas deficiências continuarão sendo atendidas na Pestalozzi.

Estarão reunidos no mesmo espaço os serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, acupuntura, psicologia e osteopatia. Atualmente, a prefeitura oferece tratamento nessas especialidades, mas em ambulatórios individuais, sem integração. O centro terá como prioridade as sequelas recentes, pois têm melhores prognósticos e evolução terapêutica.

 

Saúde para os olhos

 

Outra ação prometida pelo atual governo está bem perto de virar realidade. É a Ótica Saúde no Olhar, que será inaugurada também na sexta, mas um pouco mais tarde – às 15h –, no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Ela vai oferecer óculos, de forma gratuita, a alunos das escolas municipais e estaduais.

Outros critérios também serão adotados para a confecção dos óculos. Terão direito à gratuidade idosos acima de 60 anos, aposentados, pensionistas, deficientes físicos e pessoas com auxílio-doença que ganhem até dois salários mínimos. A prioridade nos dois primeiros meses do projeto será para os estudantes, com a expectativa de produção de 400 óculos por mês.

Depois de passar por consulta ambulatorial no Centro Oftalmológico, encaixando-se nos critérios determinados, a pessoa já irá direto para a ótica, que também vai funcionar no HGJ. Lá, o cidadão atendido vai escolher a armação que deseja e, sendo os óculos de lentes normais, o acessório ficará pronto em meia hora – os de lentes especiais demorarão um mês. A ótica será mais uma realização dentro do programa “Saúde no Olhar”, que oferece ainda consultas ambulatoriais com oftalmologistas e cirurgias de catarata.

 

Fotos: reprodução

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome