Na manhã do último sábado, 24, o Cais de Santa Luzia, em Angra, recebeu o evento Novembro Azul, que teve como objetivo chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde. A iniciativa foi promovida pela TV Rio Sul – com o apoio da prefeitura.

Uma das tendas de maior movimento montadas no evento foi a do laboratório, onde os homens mediam a glicose e também garantiam um vale para realizar, gratuitamente, o teste de PSA prostático, que ajuda no diagnóstico do câncer de próstata. Em duas horas, foram distribuídos mais de 100 vales.

– Minha esposa ficou sabendo do evento, falou comigo e eu decidi vir. Acho Importante esse tipo de iniciativa. Isso é bom para o homem, que sempre tem mais dificuldades para fazer exames. Mas está sendo muito bom, gostei muito – afirmou o ajudante de almoxarifado Alexandre Uberamar de Castro, de 43 anos.

Quem participou do Novembro Azul também recebeu panfletos explicativos e pode tirar suas dúvidas com a equipe da Secretaria de Saúde e com o urologista Marcelo Couto Amaro da Silva, que estava no estande do Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (Iages).

A prevenção é importante para evitar o câncer de próstata. Homens a partir de 50 anos, ou com 45 anos que já tenham casos da doença na família, devem ir uma vez por ano ao urologista e fazer exames preventivos. Os homens que moram em Angra devem se encaminhar até o posto de saúde mais próximo de sua residência, passar por uma consulta, fazer exames e, se o clínico geral julgar necessário, seguir para um médico especialista. Na rede municipal há dois especialistas no assunto.

 

Câncer de próstata – sintomas e fatores de risco

 

O câncer de próstata é uma doença que ocorre quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar:

 

  • Levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
  • Urinar frequentemente ao longo do dia;
  • Dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo;
  • Urgência em urinar, podendo haver escape;
  • Gotejamento no fim do fluxo;
  • Sangue na urina;
  • Dor e esforço para esvaziar a bexiga.

 

Em fases avançadas, outros sinais podem surgir:

 

  • Dor nas costas, costelas e quadril;
  • Anemia e fadiga;
  • Obstrução do fluxo urinário, com conseqüente perda da função renal.

 

Os homens devem ficar atentos também a alguns fatores de risco. A incidência da doença é maior entre os negros. Pouco mais de 60% dos casos são de homens a partir de 45 anos. Deve ser evitada uma alimentação inadequada, à base de gordura animal e insuficiente em frutas, verduras, legumes e grãos. O sedentarismo e a obesidade também podem atuar como fatores de risco.

 

Foto: Anderson Tavares / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome