A prefeitura de Volta Redonda reabrirá para o público na sexta-feira, 17 de julho, o espaço totalmente reformado do novo Zoológico Municipal. A data da reabertura coincide com o aniversário de 66 anos da cidade. Por causa da pandemia do novo coronavírus, no entanto, a visitação terá de ser agendada previamente. O único zoológico do interior do Estado estava fechado desde agosto do ano passado.

De acordo com o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSC), as visitas terão de ser agendadas, com controle do número de pessoas e respeitando as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, como o uso de máscara, oferta de álcool gel e distanciamento entre as pessoas.

Os agendamentos são no site oficial da prefeitura em voltaredonda.rj.gov.br. São 40 vagas para o período da manhã e 40 para a tarde, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. Logo na entrada do zoo foi instalado um lavatório para higienização das mãos.

Durante o período de obras e sem visitantes, por causa da pandemia, a prefeitura fez melhorias também na parte externa do parque como o novo asfalto das vias, que vai facilitar a mobilidade de cadeirantes e carrinhos de bebê. Além disso, a acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (PCDs) foi uma preocupação.

— O parque infantil foi todo reformado e recebeu brinquedos inclusivos como a gangorra e o balanço para cadeirantes. Os recintos, adaptados para melhorar a qualidade de vida dos animais e facilitar o cambiamento, manejo dos animais pelos tratadores, também ganhou recorte no guarda-corpo para ampliar a visão dos cadeirantes — exemplificou o prefeito.

Outra novidade foi a criação do Recinto de Imersão para as aves, substituindo gaiolas. O objetivo é aproximar a população da natureza, principalmente as crianças. Dentro do recinto, os visitantes terão a sensação de estarem ao lado dos animais sem grades e telas entre eles. A reforma tornou o zoo mais moderno, alinhado com os preceitos de novos zoológicos pelo mundo.

O secretário de Meio Ambiente, Jadiel Teixeira, acrescentou que, para o Recinto de Imersão, foram trazidos animais exóticos de criadouros certificados que passaram por um período de quarentena no zoo para adaptação.

— Teremos aves como hagapornes, calopsitas, faisões, marrecos mandarim, gansos egípcios, periquitos e pavões; e répteis como tartarugas e jabotis —contou Jadiel, explicando que o espaço, de 750 m², é todo telado e tem duas salas com três portas para que as pessoas possam entrar sem que as aves escapem.

Entre as regras para entrar no recinto estão a presença obrigatória de um monitor, controle no número de pessoas, proibição de bolsas, comida, uso de flash para fotos e controle do barulho.

— Há um circuito pré-determinado, com guarda-corpo, para os visitantes percorrerem, adaptado para cadeirantes — avisou o secretário.

Reforma — A reforma do Zoológico de Volta Redonda recebeu investimento de mais de R$ 700 mil. Além do Recinto de Imersão, os visitantes podem utilizar os novos pedalinhos e o painel ‘Eu Amo VR’, instalado logo na entrada. O zoo funciona na Rua 93-C, na Vila Santa Cecília, e abriga mais de 300 animais de 100 espécies diferentes.

Fotos: Divulgação / PMVR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/voltaco-estadio-de-volta-redonda/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome