Em Volta Redonda, projeto Defesa Civil nas Escolas atende centenas de estudantes

0
654

Nesta semana, o projeto Defesa Civil nas Escolas visitou quatro turmas da 5ª série, na Escola Municipal Graciema Coura, no bairro Vila Rica /Três Poços, em Volta Redonda. O objetivo da ação é fornecer aos alunos noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, identificação de ameaças naturais em áreas de riscos e instruções para contatar os órgãos públicos em emergências.

Cerca de 330 alunos dos 9 aos 15 anos foram instruídos pela equipe da Defesa Civil de Volta Redonda. O prefeito do município, Samuca Silva, destaca os benefícios das informações que o projeto repassa aos estudantes.

– Eles terão conhecimentos que vão multiplicar com os pais, familiares e pessoas próximas nas comunidades onde moram. Saberão a importância da prevenção e como procurar auxilio nas emergências, para um socorro rápido – enfatiza o prefeito.

As palestras teóricas e o uso de jogos interativos, como a montagem de quebra cabeças sobre o tema, ajudam as crianças no treinamento, que é desenvolvido às quartas e quintas-feiras nas salas de aula, com cerca de 50 minutos de duração.

O coordenador da Defesa Civil do município, sargento do Corpo de Bombeiros Leandro Rezende, acompanhado da agente de proteção da Defesa Civil, Lucilia Machado, estiveram na escola por volta das 14h e fizeram a orientação para as crianças, atendendo quatro turmas do 5º ano.

– O projeto está trabalhando com crianças, de 11, 12 anos, alunos que já têm opinião. Estamos passando conceitos de proteção e Defesa Civil que eles levarão para as comunidades onde moram e para dentro de casa, com os pais e familiares. Estamos mesclando teorias com jogos, brincadeiras, abordando os temas trabalhados para que assimilem melhor esses ensinamentos – diz o coordenador Leandro Rezende.

A agente Lucilia Machado afirma que os alunos estão aprendendo coisas novas relacionadas à proteção, com foco na ação preventiva, e que vão aprender também a usar um extintor de incêndio, ter cuidado com o gás de cozinha dentro das residências e sobre como acionar a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Samu.

– Recentemente um neto salvou o avô que estava engasgado, aplicando-lhe a manobra de Heimlich – relatou a agente.

O projeto Defesa Civil nas Escolas atenderá também crianças do 5º ano das escolas municipais Jesus Menino( Belmonte), Professora Juracy Varanda( Água Limpa) e Palmares (Padre Jósimo).

Uma professora da primeira turma do 5º ano, Rejane Arrais, comentou a respeito da ação motivada pelo projeto Defesa Civil nas Escolas.

– Temos alunos que moram em áreas onde pode acontecer um alagamento, por exemplo, sendo importante o conhecimento que estão adquirindo para buscar ajuda nesses momentos – esclarece a professora.

A diretora adjunta da Escola Municipal Graciema Coura, Marilúcia Dutra, e a dirigente de turmas, Eliziaria Carvalho, concordam quanto ao alcance do projeto da Defesa Civil.

– Qualquer novidade que as crianças aprendem nas escolas, elas levam para os pais e irmãos como multiplicadores. Essa é também a intenção do projeto –, afirma Marilúcia.

 

 

Fotos: Evandro Freitas / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Nenhum Comentário