O reinício das operações de navios de cruzeiro pela costa brasileira, a partir desta semana, é um sinal eloquente da recuperação das atividades de turismo no país. Angra dos Reis e a Ilha Grande estão entre os cinco destinos turísticos do Estado que receberão turistas de cruzeiros até o final da temporada em 2022. Em Angra e Ilha Grande serão 34 paradas, com expectativa de até 12 mil visitantes.
Para o presidente do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (AIG CVB), Marc Olichon, o reinício da operação dos navios é mais um indício da forte retomada do turismo na Costa Verde. Angra dos Reis, ele crê, será um dos destinos mais visitados do país no Verão e o turismo de transatlânticos tem enorme potencial de gerar visitantes para temporadas extensas.
— Nossa localização estratégica, entre o Rio e São Paulo; o grande número de veranistas e as ações que estão sendo feitas de fomento e incentivo ao turismo de proximidade vão favorecer muito Angra dos Reis e a Ilha Grande — aposta Marc.
A temporada de navios em Angra começa no dia 7. Serão 34 paradas, a maioria delas na Vila do Abraão, na Ilha Grande. O desembarque no Centro de Angra ainda é menor por causa de dificuldades de acesso e estrutura adequada a receber bem à quantidade grande de passageiros que costumam desembarcar.
Os navios Costa Fascinosa, Costa Smeralda, MSC Preziosa, MSC Seaside, MSC Splendida, MSC Orchestra e MSC Sinfonia são as embarcações que navegarão pela costa do Brasil. Uma portaria autorizando a volta dos cruzeiros foi assinada pelo ministro substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, na última quinta-feira, 28.
— Receber bem o turista de navios deve ser uma de nossas prioridades como destino turístico nos próximos anos. Este público é atípico e merece ser bem recebido, pois são visitantes em potencial para um retorno em estadia mais longa. É preciso entender esta dinâmica — explica Marc.
Fotos: Divulgação | PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: