Agora parece que engrenou. Se não faltarem vacinas e a população colaborar comparecendo aos postos de imunização, cidades como Angra dos Reis e Paraty deverão concluir a vacinação de toda a população adulta (com mais de 18 anos), antes do próximo Verão. Já dá para planejar até a volta de eventos a partir desta data. Pelo menos é o que indicam as últimas ações das prefeituras da região e o ritmo acelerado da imunização. Angra e Paraty já estão imunizando pessoas na faixa abaixo dos 40 anos.
Angra concluirá imunização com uma dose até agosto
A vacinação na região avança no mesmo ritmo em que caem os números de doentes internados. Há menos de duas semanas, a prefeitura de Angra divulgou todo o calendário de vacinação. A meta é vacinar todos os maiores de 18 anos até o fim de agosto com pelo menos uma dose de imunizante.
A imunização será por faixa etária e começou no final do mês passado com a imunização de moradores com mais de 49 anos. Até agosto estão previstas a realização de quatro mutirões do tipo drive-thrus. No último foram mais de 3,3 mil doses aplicadas para pessoas com mais de 40 anos, exatamente a média de faixa etária mais populosa.
As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde, mediante agendamento por telefone ou presencialmente. A lista com os endereços e telefones das unidades de saúde está no site da prefeitura. A vacinação ocorre também nos Centros de Especialidades Médicas da Japuíba, Centro, Jacuecanga e Parque Mambucaba, sem agendamento. Para vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O calendário pode mudar, de acordo com a oferta de vacinas.
— Angra é uma das cidades do Estado que mais vacina. Estamos preparados para iniciar a imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais, assim que terminar esta fase. Vamos apenas aguardar a liberação do Ministério da Saúde — garantiu o prefeito Fernando Jordão (MDB).
Paraty abre novo ponto de vacinação e também faz ação drive-thru
Em Paraty, a vacinação também está avançando mais rapidamente nos últimos dias. O calendário prevê imunização de pessoas com até 35 anos a partir desta semana. A segunda dose da vacina está sendo aplicada também nos retardatários, que perderam a data da imunização. A cidade aguarda a chegada de mais doses para anunciar as datas da vacinação completa. Até o dia 2 deste mês tinham sido imunizados com a primeira dose todos os paratienses com 36 anos ou mais e todo o público-alvo prioritário, com mais de 20 mil vacinas aplicadas. Na última ação de vacinação, a equipe de imunização foi reforçada e teve duas equipes, uma delas para atender em drive thru e outra para os moradores a pé.
Fotos: Divulgação / PMAR
Publicado antes na edição digital (nº 318) do Tribuna Livre
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: