O Tribuna Livre já contou aqui a história bem sucedida do angrense Paulo Ramos, ou o ‘Paulinho da Verolme’ para os amigos, desde sua mudança e adaptação nos Estados Unidos, onde reside com a esposa Georgiana Duarte, a ‘Gigi’ e as três filhas na cidade de Houston, no Texas. Paulinho tem uma trajetória bem sucedida, trabalhando inicialmente no setor de petróleo e gás e migrando em seguida para a área de construção civil e reforma de imóveis. Esta semana, após um ano da passagem do furacão Harvey pelos Estados Unidos (foto), Paulo se lembrou de como esta atividade de reconstrução foi importante no momento em que a cidade mais precisou dele e de sua família.

— Nós brasileiros temos a solidariedade como uma de nossas maiores qualidades. A passagem do furacão por aqui foi devastadora. Todos tivemos prejuízos, mas tivemos também logo em seguida, a capacidade de reconstruir. Foi um dos momentos mais desafiadores da nossa vida aqui nos Estados Unidos — lembra ele.

Bombeiros resgatam vítimas do furacão Harvey – Foto: Zachary West

O Harvey atingiu os Estados Unidos no final de agosto do ano passado. É considerado um dos mais fortes furacões que já atingiu o país. Pelo menos cinco pessoas morreram e em Houston, quarta maior cidade dos Estados Unidos, dezenas ficaram feridas. O prejuízo foi de milhões de dólares. As chuvas torrenciais provocadas pelo Harvey causaram inundações, desabrigando muitos moradores.

E foi justamente aí que apareceram o empreendedorismo e a solidariedade de Paulinho e de sua empresa, a ‘GMV Service’. Ileso de grandes prejuízos na tragédia, o brasileiro participou ativamente de um mutirão voluntário para reconstrução de casas e da cidade. Assim ele pôde, segundo ele mesmo definiu, ‘retribuir a gratidão ao país’ que o acolheu e à sua família. Como voluntário Paulinho e a família atuaram na reconstrução da cidade, ajudando várias famílias a reconstruírem suas casas (foto) e bens, inclusive outra brasileira amiga que teve a casa totalmente destruída.

Reconstrução de casas afetadas pelo furacão HarveyFoto: GMV (arquivo)

— Nossa primeira reação foi agradecer por estarmos todos bem e com saúde, com condições para ajudar. E a gente não pensou duas vezes. É do brasileiro isso, né? Sempre ajudar e ser solidário. Foi um momento importante, que mudou nossa história aqui e a história da minha empresa também — lembra Paulinho.

Paulo e a família nos Estados Unidos: solidariedade na crise – Foto: Arquivo Pessoal

Por causa do sucesso da ação voluntária e da experiência adquirida as atividades da empresa foram ampliadas para um negócio que acabaria sendo sua garantia de futuro no país e de outras famílias também. Com visão empreendedora, Paulo montou uma equipe com outros brasileiros em situação legal que vieram expatriados com suas esposas e estavam sem trabalhar por não falarem bem o inglês. Esta equipe, da ‘GMV Service’, já teve atuação excepcional em centenas de projetos, de pequeno e médio portes, priorizando sempre aqueles que tinham menos recursos e aos mais idosos, pois, segundo Paulo, são os que mais merecem a atenção da empresa até hoje.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome