A Transpetro, subsidiária da Petrobras, lança esta semana uma das maiores encomendas do setor de transporte de cargas por hidrovia. A empresa abrirá concorrência para contratar a construção de 20 barcos empurradores e 80 barcaças destinados ao transporte de etanol na hidrovia Tietê-Paraná (SP/PR). A encomenda pode superar os US$ 400 milhões.

Pelo menos 25 empresas nacionais e estrangeiras devem participar do negócio, que tem, como as plataformas da Petrobras, índice de conteúdo nacional de 70%. As propostas serão recebidas até julho. Além de empresas brasileiras, americanos e holandeses devem entrar no certame.

Toda a encomenda deve ser fechada com apenas um estaleiro para garantir escala. No setor, há quem aposte que será preciso investir na construção de um novo estaleiro ou na ampliação dos já existentes. Especialistas no setor creem que a presença de estaleiros estrangeiros na disputa é bem-vinda, mas asseguram que o país tem empresas capazes de atender ao pedido.

Com a encomenda gigante, a Transpetro crê que pode marcar o início de uma mudança na matriz de transporte do Brasil com o aumento do uso das hidrovias. Será a primeira vez que a Transpetro vai trabalhar com barcaças fluviais neste tipo de transporte.

Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome