Politicamente articulado dentro e fora do Estado, o atual secretário de Pesca e Agricultura de Angra dos Reis, Leandro Silva, esteve novamente em Brasília na semana passada para série de encontros com autoridades do alto escalão do governo Lula, em demonstração de boa relação da cidade com a gestão federal.
No giro na capital, Leandro esteve pessoalmente com três ministros, além de suas equipes técnicas e autarquias do Governo Federal. Também teve agenda com os parlamentares federais Gutemberg Reis (MDB) e Áureo Ribeiro (SDD). Em quase todos os encontros, a pauta claro foi o desenvolvimento da pesca no município.
O ministro da Pesca, André de Paula, recebeu Leandro ao lado do deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Na pauta, o secretário municipal pontuou situações e desafios locais como a competitividade desleal do preço da sardinha nacional em comparação ao valor da oriunda do mercado internacional. Para ser comercializada no Brasil, segundo ele, o pescado vindo de Marrocos e de outros países tem alíquota zero de tributação. Já a sardinha do estado do Rio, por exemplo, para ser vendida em Santa Catarina, por exemplo, é taxada em ao menos 12% de Imposto de Circulação (ICMS). O resultado é que acaba faltando comprador para o peixe capturado em Angra. Segundo Leandro, o ministro teria ficado surpreso com a informação é determinou a técnicos da pasta que achem uma proposta de ajuste para o setor.
Silva foi recebido também pela ministra do Esporte, Ana Mozer, e entregou a ela um projeto de escolinha esportiva a ser custeado pelo Governo Federal, e que já foi protocolado no Ministério pela secretaria de Esportes de Angra. A meta é liberar recursos para a implantação da iniciativa.
O secretário também esteve na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para relatar problemas de comunicação nas áreas rurais e pesqueiras da cidade. Visitou também a direção da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), órgão do governo federal que cuida das políticas de acompanhamento e assessoramento técnico para os agricultores familiares e esteve também com o ministro da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Na avaliação do próprio Leandro, os encontros em Brasília fortalecem a interlocução do município com o governo federal e a possibilidade de parcerias em favor de projetos que beneficiem a população angrense. Ele promete acompanhar todos os pedidos feitos para que tenham rapidez de análise junto ao governo Lula.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.