A prefeitura de Angra dos Reis enviou informações ao Tribuna Livre imediatamente após a publicação de reportagem informando sobre a falta de médicos e outros profissionais nos postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF’s) e o ‘Postão de Mambucaba’, para assegurar que as equipes médicas nestes locais em específico estão completas e que não haveria desassistência de serviços.

A diretora do departamento de Atenção Primária da secretaria municipal de Saúde, Lígia Botelho, disse ao Tribuna Livre que, em relação às unidades ESF’s 2, 4 e 5, citadas na reportagem, as equipes médicas já foram recompostas após a entrada em vigor de mais uma chamada do programa federal ‘Mais Médicos’. Neste momento, estas unidades têm profissionais para atendimento. Ele seguiu informando sobre a situação em outros postos ESF’s da cidade.

— Na Vila Histórica/Boa Vista temos atendimento em dois turnos na semana para os casos mais urgentes. Conseguimos também lotar médicos no Frade, Frade/Constância, Frade/Praias, Japuíba 3, Japuíba 1, Banqueta, Areal 1, Nova Angra, Gamboa e Belém — explicou a servidora.

Atualmente a prefeitura de Angra tem 58 unidades do Saúde da Família e ainda há deficiências de lotação integral em algumas delas já que a contratação de médicos no sistema de atenção integral demanda dedicação de 40 horas semanais e muitos profissionais resistem a este contrato de trabalho extenso.

Quanto aos serviços restritos oferecidos nos postos neste momento de pandemia, a secretaria de Saúde confirmou o que já fora relatado pelo jornal, de que há restrições. A responsável pela Atenção Primária adiantou, no entanto, que a secretaria já trabalha na normalização dos atendimentos nas próximas semanas, seguindo orientações de segregação para, por exemplo, evitar que pacientes em grupos de risco tenham contato com casos suspeitos de Covid-19 no ambiente das unidades.

— Estamos trabalhando com restrições de atendimento, mas há solicitação do próprio Ministério da Saúde para que os municípios desenvolvam um plano de retomada dos atendimentos. Em Angra dos Reis nosso plano prevê o retorno gradativo dos atendimentos por ordem de gravidade e de acordo com os cenários pela cor da bandeira. No cenário amarelo, por exemplo, ampliamos o acesso aos exames preventivos não mais apenas para as mulheres com citologias alteradas, mas também para aquelas que não fazem o preventivo há 2 anos ou mais — garantiu Lígia.

Pandemia — Enquanto os ESF’s tiveram o seu atendimento restrito, os profissionais destas unidades não ficaram sem trabalho efetivo. Eles foram deslocados para atividades relacionadas à pandemia do novo coronavírus, entre elas o monitoramento de pelo menos 80% dos pacientes sintomáticos para a Covid-19 e a realização de testes rápidos. Também ficou a cargo das equipes destas unidades um serviço de cadastro de famílias potencialmente atendidas pelos ESF’s que em quatro meses alcançou quase 50 mil pessoas, mais que dobrando o número anterior de cadastros do município que estava em 45 mil. O cadastramento eleva os repasses do Ministério da Saúde para o município e ajuda as equipes a se planejarem para atender a cada região. Também foi conquistada durante o período de pandemia a descentralização dos testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV/Aids para gestantes em todas as unidades do município.

‘Postão de Mambucaba’ tem equipes completas

Em relação ao Centro de Especialidades Médicas do Parque Mambucaba, o ‘Postão de Mambucaba’, reproduzimos as informações enviadas pela equipe médica local, que fez questão de divulgar os nomes dos profissionais que atendem na localidade, reproduzidos a seguir:

— Inform(amos) que o “Postão de Mambucaba” conta atualmente com 6 equipamentos odontológicos novos, além de periféricos em funcionamento e com um total de 21 profissionais de saúde bucal distribuídos em equipes de saúde da família, especialistas e emergencistas. Os especialistas e emergencistas seguem a escala:

Segunda-feira
Carlos Henrique Silva Pedrazas (emergência 24h)
Renato Lucio Fernandes Rangel (endodontista)
Aline Pereira Nicacio (técnica)
Roseni dos Santos Ricardo (técnica)

Terça-feira
Eduardo Dalboni Cunha Soares (Emergência 24h)
Renato Lucio Fernandes rangel (endodontista)
Maria Ediana Lima Silva (auxiliar)
Roseni dos Santos Ricardo (técnica)

Quarta-feira
Bianca Oliveira Barcellos (odontopediatra)
Ellen Pereira Muniz (emergência 24h)
Maria Ediana Lima Silva (auxiliar)
Rodrigo Adrian Bergan (endodontista)

Quinta-feira
Aline Pereira Nicacio (técnica)
Anderson Tadeu Valente (emergência 24h)

Sexta-feira
Aline Pereira Nicacio (técnica)
Leila Maria (emergência 24 / em licença médica)

Sábado
Roseni dos Santos Ricardo (técnica)

Já as equipes de saúde bucal são distribuídas segundo os módulos:

Módulo 1
Bruna Rocha de Paula (dentista)
Rosemar Vital Cassiano (auxiliar)

Módulo 2
Olympio Gantos do Amaral (dentista)
Michele Aparecida da Silva (auxiliar)

Módulo 3
Eduardo Lourenço Correia (dentista
Roseni Vital Cassiano (auxiliar)

Módulo 4
Rafael Valadão Cordeiro (dentista)
Nadja Nubia Monteiro de Araujo Silva (auxiliar)

Módulo 5
Juliana Melo de Aguiar (dentista)
Ana Paula Lima Marcos Ventura (auxiliar)

Módulo 6
Sem dentista
Danielle Café dos Santos (auxiliar)

Fotos: Arquivo

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/novo-normal-em-angra-mais-de-100-mortos/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome