Exames serão feitos em unidade móvel da prefeitura | Foto: Luis Fernando Lara/PMAR

Entre os dias 21 a 30 de novembro, o projeto Caravana do Exame, da prefeitura de Angra, realizará pelo menos 2 mil exames gratuitos para pacientes que estão na fila de espera. Ao longo dos 10 dias, uma carreta percorrerá bairros, oferecendo exames de ultrassonografia de mamas, transvaginal ou de próstata, mamografia e doppler vascular. Neste primeiro momento, nos dias 21 e 22 de novembro, a unidade móvel está no GDV, na Verolme, com previsão de atendimento para 400 pacientes do terceiro distrito. 

— No domingo, a secretaria de Saúde me ligou e passou todas as informações para que eu pudesse estar aqui hoje. Todo esse acompanhamento é muito importante, não somente para mim, mas para o cuidado da saúde de todas as mulheres da cidade. Estava aguardando o exame e foi muito bom ter a carreta aqui no GDV — disse Geisiane Cavalcante, moradora da Verolme, em depoimento à comunicação da prefeitura.

Assim como nos outros mutirões da prefeitura, a Caravana do Exame atenderá aos pacientes que já se encontram na fila de espera, sem a necessidade de o paciente sair de casa para agendar a consulta. Os pacientes atendidos na Verolme foram previamente informados pelo setor de Regulação.

As unidades de Saúde da Família (ESF’s) vão agendar os moradores que serão atendidos nos próximos dias. A secretaria de Saúde lembra que o paciente deve levar a referência no dia do exame. Em caso de dúvida, o morador pode procurar a unidade de saúde mais próxima. 

— Em decorrência da pandemia, muitos exames entraram em uma fila de espera que precisa ser diminuída em Angra. Hoje, a secretaria está iniciando esse projeto que levará 2 mil exames para a população de Angra. Com os outros mutirões, como o de vasectomia e de ressonância, a prefeitura vem entregando uma saúde de qualidade — crê o secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.