Cidades de todo o interior do Estado estão participando durante este final de semana do Salão Estadual do Turismo, que irá até o domingo, 25, no Armazém 2 do Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Municípios como Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Resende, Barra Mansa, Itaguaí e Volta Redonda participam do evento com equipes mobilizadas pelo  poder público e também por empresários do setor.

O Salão é promovido pela secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, com entrada gratuita, atrelado à realização da feira Rio Gastronomia, já tradicional na capital carioca. Os estandes dos municípios foram colocados uma área de 3.500 m² com atrativos turísticos, artesanato, produtos típicos, danças, música e muito mais.

Angra dos Reis está representada no evento com uma equipe da Fundação TurisAngra e membros do Angra dos Reis e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (CVB) (foto). Este é o primeiro evento do gênero depois da divulgação do título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido pela Unesco à Ilha Grande e a Paraty. Neste sábado, 24, haverá uma apresentação do Coral Indígena da Aldeia Sapukai, do Bracuí, aos participantes do Salão.

— Angra está no Salão com força total, lançando uma folheteria nova (abaixo) com a chancela da Unesco para a Ilha Grande, nosso Patrimônio da Humanidade. Estamos levando o coral indígena, artesanato, uma maquete da Ilha Grande e muito mais — adiantou o presidente da TurisAngra, João Willy.

O Salão está reunindo cerca de 60 destinos turísticos de 12 regiões do Estado. Na Costa Verde todas as cidades confirmaram participação. Paraty também levará apresentações culturais como a Ciranda Elétrica e o título também recém conquistado de Patrimônio Mundial da Unesco. Em 2017 a cidade já havia sido reconhecida como Cidade Criativa pela Gastronomia. O Governo do Estado prevê que mais de 30 mil pessoas passem pelo evento nos cinco dias de exposição.

Já Mangaratiba participa com equipe da secretaria de Turismo que interagiu com dezenas de visitantes e autoridades interessadas em conhecer mais sobre o patrimônio histórico e natural do município. Foram distribuídos panfletos e materiais informativos sobre os destaques da região.

— Com o apoio do prefeito Alan Bombeiro (PSDB), esta é a primeira vez que Mangaratiba participa efetivamente do Salão de Turismo. Preparei nossa equipe e trouxe as melhores informações sobre a cidade. Nosso município merece ser destaque na rota de turismo do Estado — disse o secretário de Turismo da cidade, Roberto Monsores.

Já para o presidente da TurisAngra, João Willy, este será mais um passo importante para a divulgação de Angra em todos os eventos representativos do turismo no Brasil. Ao lado de Paraty, Angra já é um dos destinos mais procurados do Estado, sobretudo por causa da Ilha Grande.

— Estamos trabalhando com os empresários da cidade para fortalecer cada vez mais o turismo, trazendo o desenvolvimento, emprego e qualidade de vida para os nossos moradores — disse João Willy.

O Salão conta com o apoio da Fecomércio, Sesc e Senac e tem como público alvo profissionais do setor, jornalistas especializados no segmento, estudantes, turistas e a população em geral. Para o secretário de Estado de Turismo do Rio, Otávio Leite, o Salão será uma grande festa onde o público vai poder conhecer as maravilhas do interior do Rio de Janeiro. O evento não era realizado há oito anos.

Fotos: Reprodução / Divulgação PMM / Divulgação CVB

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (Edição 259).

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome