Celebrado no dia 19 de agosto, o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” foi lembrado em Angra por uma roda de conversa intersetorial na última terça, 21, que aconteceu na Casa Larangeiras.
O encontro teve como objetivo a conscientização da sociedade quanto à atenção digna que deve ser garantida a essa parcela da população. A roda de conversa é uma iniciativa da prefeitura, e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, dentre elas representantes de instituições como Pastoral da Saúde, Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Sindicato do Comércio (Sicomércio), Corpo de Bombeiros e Samu.
– Essa roda de conversa foi muito importante. Conseguimos unir todas as partes interessadas nos serviços prestados à população de rua. Com os esforços de todos, o município avança cada vez mais no tratamento oferecido a essas pessoas – destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Jorge Eduardo Mascote.
A roda de conversa ofereceu espaço para uma performance teatral da ONG Angra Arte, além da apresentação das estratégias e desafios para o cuidado da saúde mental efetuada pela Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, o evento também promoveu uma discussão entre psicólogos e assistentes sociais a respeito de como a assistência pode ser levada à população, sem deixar de debater o papel do Fórum Municipal e Estadual na implementação das políticas públicas para a população de rua.
Foto: Divulgação/PMAR