O Rio de Janeiro é o segunda estado do país em número de inscrições confirmadas para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado ‘Enem dos Concursos’. Dos mais de 2,14 milhões de pessoas que fizeram o pagamento da inscrição ou tiveram direito à isenção, 223.248 vivem no estado fluminense. Os dados fazem parte do balanço final das inscrições do CPNU, anunciado na sexta-feira, 23, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O Rio de Janeiro só perde para São Paulo, onde mais de 228 mil pessoas estão aptas para participar do processo seletivo. Quando a análise leva em conta a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total do estado, o Rio de Janeiro cai para a 12º posição, com 1,63% de inscritos.
Além de se destacar entre os estados, a capital Rio de Janeiro aparece em segundo lugar entre os municípios com mais inscritos confirmados, com 127.248 pessoas tendo realizado o pagamento ou com direito à isenção da taxa.
Em todo Brasil, os candidatos estão em 5.555 dos 5.570 municípios do país — ou 99,7% do total. Na divisão por sexo, as mulheres representam 56% do total (1,2 milhão), enquanto os homens somam 44% (938 mil).
As provas serão aplicadas em 220 cidades, nas 27 unidades da Federação, no dia 5 de maio. Em Goiás, as provas do CPNU serão aplicadas nas cidades de Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.
O cargo com maior número de inscritos é o de Técnico em Indigenismo da Funai (de nível médio). São 323.250 candidatos. Na sequência, aparecem Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Nordeste / IBGE), também de nível médio, com 316.543, e Auditor-fiscal do Trabalho (MTE / Auditoria e Fiscalização), com 315.899. O cargo com menos inscritos é o de Engenheiro (AGU / Engenharia Agrônoma), que pertence ao Bloco 1, com 834 candidatos confirmados.
Um site do governo federal esclarece dúvidas sobre o concurso.
(*) Com informações da Agência Brasil.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.