Em entrevista exclusiva para uma reportagem especial do próximo Tribuna Livre impresso, a secretária municipal de Educação de Angra dos Reis, Luciane Rabha, disse ontem, 16, que os resultados da Prova Brasil, um dos itens que compõem a avaliação do Índice de Educação Básica (Ideb) elaborado pelo Ministério da Educação, na cidade são satisfatórios. Angra dos Reis, como se sabe, teve nota 4,0 no Ideb (séries iniciais), resultado que, à primeira vista, está sendo interpretado como ruim.

Segundo a secretária, no entanto, se sacada da perspectiva apenas da nota em si, a pontuação de Angra fica melhor. As notas da Prova Brasil, por exemplo, exame que mede o índice de aprendizado e conhecimento dos alunos, foram superiores ao resultado do Ideb, que avalia, além destas notas, o índice de repetência (retenção) dos alunos nas escolas. Como Angra não tem a ‘aprovação automática’, fica impossível maquiar estes dados, influenciados também pela alta taxa de evasão escolar, especialmente no turno regular noturno. Uma das causas desta evasão seria a alta rotatividade dos alunos, especialmente no Quarto Distrito, onde as escolas obtiveram os menores resultados.

Há cerca de seis meses, a secretaria municipal de Educação já tinha uma previsão pessimista do resultado do Ideb, sobretudo por causa do índice de repetência nos cursos de regular noturno.

A secretária disse, no entanto, que o resultado não abalou sua equipe e nem tampouco os professores, mesmo nas escolas com baixo desempenho. Já têm sido feitas correções, como a extinção do regular noturno e sua substituição pelos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJAs), que têm melhor desempenho na alfabetização de adultos, além da realização, em outubro, do primeiro congresso de avaliação dos sistema de aprovação da rede municipal de ensino. Outras medidas também estão a caminho para melhorar os resultados de Angra no Ideb/2012.

Na próxima edição impressa do Tribuna Livre, além de mais detalhes sobre as ações em curso para melhorar a pontuação das escolas municipais no Índice, reportagens especiais destacarão duas escolas (uma estadual e outra municipal) que tiveram bons resultados no Ideb e na Prova Brasil.

Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome