Regiões do Encruzo e Enseada terão oferta de água reduzida até dezembro

0
195

População deve reduzir o consumo de água e fazer reserva | Foto: Agência Brasil

O Serviço de Água e Esgoto de Angra (Saae/AR) fará interrupções no abastecimento de água dos bairros Encruzo, Enseada e Ponta do Sapê até o dia 5 de dezembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 13. Durante estes 22 dias, o Saae/AR vai desativar a bomba responsável pelo fornecimento de água para estas comunidades durante a noite (das 19h às 7h). Durante o dia, o bombeamento de água ocorrerá normalmente. Para garantir que as torneiras não fiquem secas, os moradores devem economizar a água armazenada em caixas d’água ou reservatórios.

De acordo com a autarquia, a intervenção é necessária para que o Saae/AR possa concluir a manutenção numa das bombas responsáveis pelo abastecimento. Problemas nesta bomba da antiga estação da Cedae no Encruzo causaram impacto no fornecimento de água devido à redução da pressão no sistema. A equipe do Serviço de Água está monitorando constantemente a pressão e identificando possíveis vazamentos durante o período.

Além das ações de manutenção, a autarquia iniciou o processo de compra de duas novas bombas para a região. Segundo o presidente do Saae/AR, Felipe Larrosa, o edital está finalizado, e a licitação está programada para ocorrer ainda este mês. A previsão é que a instalação das novas bombas seja concluída em janeiro de 2024. O Saae/AR assumiu as operações da estação da Cedae em janeiro deste ano.

— O fornecimento intermitente nestes três bairros será necessário enquanto o Saae realiza melhorias no abastecimento de água. Reforçamos a importância de os cidadãos adquirirem suas próprias caixas d’água ou cisternas em suas propriedades. Estimamos que, com o bombeamento por 12 horas diárias, será possível encher os reservatórios de toda a comunidade — explica Felipe Larossa.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.