Porto de Itaguaí é um dos mais movimentados do Rio de Janeiro | Foto: Reprodução

Policiais federais realizam operação nesta terça-feira, 14, contra o tráfico internacional de drogas ilícitas a partir do porto de Itaguaí, na Costa Verde. Mandados de busca e apreensão serão cumpridas ainda em cidades do interior do Estado, incluindo Angra. De acordo com a Polícia Federal (PF), o grupo criminoso usava o porto para enviar cocaína para a África e a Europa. As investigações começaram a partir de uma apreensão de 342 quilos de cocaína escondidas em toras de madeira em abril de 2021. O carregamento seria enviado para o exterior.

A Operação Nephelos cumpre um mandado de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí e Angra dos Reis, além do município de Santos (SP).  

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal do Rio, que também determinou o bloqueio de bens, que seriam pertencentes a integrantes do grupo criminoso, no valor de R$ 3,15 milhões. A PF identificou imóveis, veículos, lanchas e cavalos, que eram usados para lavar dinheiro. 

Os investigadores conseguiram identificar a estrutura montada pela quadrilha para burlar as fiscalizações portuárias e aduaneiras. O grupo estaria envolvido ainda, segundo a PF, com o comércio ilegal de armas de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis.

(*) Com informações da Agência Brasil.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.