Moradores registraram o apagão nas redes sociais | Foto: Reprodução

O Centro Histórico e os bairros da zona urbana de Paraty enfrentaram um apagão entre a tarde e a noite desta quinta-feira, 23, no segundo dia da Festa Literária Internacional (Flip). A falta de energia deixou às escuras todos os locais de destaque do evento e prejudicou eventos paralelos à programação principal, mantida com o apoio de geradores. A distribuidora de energia Enel afirmou que foi necessário desligar o abastecimento para fazer reparos na rede após a ocorrência de um raio.

Tanto a programação principal como a Flipinha (voltada ao público infantil) foram mantidas, mas a Flipei, organizada por companhias independentes na praia do Pontal, teve um atraso de 3 horas e foi conduzida à luz de lanternas de celulares.

A prefeitura de Paraty divulgou nota informando que a queda de energia teve início às 14h no Centro Histórico. Às 18h50, o fornecimento foi interrompido em toda a cidade e retornou quatro horas depois, próximo das 23h.

— Segundo a Enel, um raio atingiu a linha de transmissão e deixou o fornecimento em meia fase. Para o reparo da rede, os técnicos da empresa alegaram que não havia alternativa senão a suspensão do fornecimento. Os mesmos técnicos informaram que a suspensão no fornecimento de energia seria por duas horas, mas o corte se estendeu por quatro horas e o fornecimento só foi restabelecido após às 23h, trazendo enormes prejuízos para o comércio, afetando a programação das casas parceiras da Flip e provocando transtornos para moradores e turistas — destacou a prefeitura em nota.

A distribuidora Enel já é alvo de ação judicial movida pela prefeitura paratiense e este novo episódio traz novamente prejuízos à população, ao turismo e à economia da cidade. O incidente será relatado ao processo judicial em curso. O prefeito Luciano Vidal (MDB) anunciou que vai articular nova reunião com a a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.