O presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Claudinho (PL), voltou impactado e confiante a respeito dos planos do governo federal para o desenvolvimento da cidade após conhecer, em Brasília, a disposição do Ministério do Turismo (MTur) em cumprir a intenção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de transformar a Costa Verde fluminense numa espécie de ‘Cancún’ brasileira. A região mexicana é conhecida como um dos destinos turísticos mais visitados do planeta e teve grande desenvolvimento a partir dos anos 90 muito em função de políticas públicas de incentivo.

— Angra dos Reis está em primeiro lugar nos planos do Ministério do Turismo. Nos mostraram as ações que estão já em andamento e previstas para os próximos anos. Voltei muito satisfeito e com certeza de que vamos ter boas notícias nos próximos meses, fruto da disposição do presidente Bolsonaro em ajudar nossa cidade — acredita Claudinho.

O presidente da Câmara não viajou sozinho. Estava com ele o também vereador Flavinho (PSC), o presidente da Fundação de Turismo, João Willy, e o presidente do Angra & Ilha Grande Convention Bureau (CVB), Ulisses Covas. Todos tiveram a mesma impressão e gostaram do que viram e ouviram.

— Saí de lá bastante animado e muito otimista. Tem muita coisa já avançada e na ‘pirâmide’ de investimentos do Ministério, com 50 cidades, a que encabeça o plano é Angra dos Reis. O interesse do presidente Bolsonaro aqui é muito grande e isso vai se refletir nestas ações — disse o vereador Flavinho ao Tribuna Livre.

Em Brasília, os parlamentares tiveram um encontro breve com o próprio ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e uma reunião mais demorada com a equipe técnica do MTur, inclusive o assessor especial do ministro, Mateus Martins. De acordo com o vereador Claudinho, o mesmo grupo já esteve em Angra há menos de um mês (veja matéria abaixo) mapeando os principais gargalos ao desenvolvimento da cidade.

— A gente fala muito do Ministério do Turismo porque as ações estão concentradas lá. No entanto, tem muitas outras questões que foram levantadas em Angra que passam por rodovia, estrada de ferro, porto, enfim, eu acho que vai dar certo sim — explica o vereador Flavinho.

O vereador adiantou que algumas ações já foram determinadas como a mudança da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Itaguaí para Angra e uma alteração também na sede de um destacamento do Exército que hoje funciona em Realengo (no Rio) e seria transferido para Angra, muito em função da presença das usinas nucleares na cidade.

Cancún — Ainda antes de assumir a Presidência, o presidente Bolsonaro revelou seus planos para a região. Queixando-se de que a movimentação de turistas no Brasil está aquém do potencial, Bolsonaro disse ser necessário estimular o setor e flexibilizar leis de proteção ambiental. A própria prefeitura de Angra demonstrou interesse nas alterações e contribuiu com sugestões. O próximo passo seria a aprovação destas medidas, via Congresso ou de forma executiva pelo próprio Bolsonaro. O caminho ainda não está claro mas já anima os empresários do setor.

— Mudou completamente a forma de ver o turismo na região, por parte deste posicionamento do presidente Bolsonaro. Além, é claro, das ações do próprio governo do Estado do Rio de Janeiro. Estamos num momento muito favorável — diz o empresário Dudu Miler, que atua no ramo do turismo náutico e é vice-presidente do Convention Bureau angrense.

Fotos: Reprodução / Redes Sociais

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/projetos-turismo-angra-2019/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome