Festival chega este ano à sua 20ª edição | Foto: Divulgação/PMAR

Faltando duas semanas para a edição deste ano do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, entre os dias 7 a 9 de julho, na Vila do Abraão, a programação socioambiental do evento será uma atração à parte, com foco principal nos estudantes da região. De acordo com a secretaria de Eventos de Angra, que organiza o Festival, estão previstas palestras, exposições, oficinas e apresentações teatrais, espalhadas entre a Casa de Cultura Constantino Cokotós, na escola Brigadeiro Nóbrega e na avenida Nacib Monteiro de Queiroz (ao lado da sede do Inea/RJ).

A programação socioambiental terá parcerias com o Instituto do Meio Ambiente, a empresa Bebel Produções, Eletronuclear e a secretaria municipal de Educação. Em outra ação de proteção ao meio ambiente, os copos reutilizáveis, que foram novidade na edição passada, estarão de volta. Eles deverão substituir os copos descartáveis de plástico poluente.

O painel com o violão ecológico também retornará à entrada da área dos shows, dando as boas-vindas ao público. Ele foi parcialmente feito com reutilização de garrafas PET, tintura/corante de alimentação e um mosaico de embalagens de sorvete e xampu. A madeira de eucalipto usada, é de reflorestamento.

Shows confirmados com Toni Garrido e Paulo Ricardo
O Festival está com as principais atrações confirmadas e terá Paulo Ricardo (fundador do grupo RPM) e Toni Garrido (ex-Cidade Negra). O evento chega este ano à sua 20ª edição e terá, além dos shows e da programação socioambiental, toda a atmosfera que só a Ilha Grande permite.

O cantor Paulo Ricardo (ex-RPM) | Foto: Divulgação

A programação será na Vila do Abraão, reconhecida como patrimônio mundial da Unesco em 2019, vai reunir ainda o saxofonista George Israel (do Kid Abelha) e músicos de todo o país para apresentar suas canções autorais e concorrer a mais de R$ 20 mil em prêmios oferecidos pela prefeitura.
Garrido, ex-líder da banda Cidade Negra, fará a apresentação de estreia na sexta-feira, dia 7, a partir das 23h30. Cantor, ator e apresentador, também foi técnico do programa ‘The Voice+’ em 2022. É conhecido por vários sucessos dos anos 90 e 2000, incluindo ‘Firmamento’ e ‘A Estrada’. A entrada de Toni será precedida por apresentação de Nízio Lopes e Banda, a partir das 21h.

Já Paulo Ricardo, o eterno RPM, estará no palco na noite do sábado, dia 8, também a partir das 23h30. Ele vai apresentar o show Rock Popular, que conta com seus grandes sucessos, tanto no RPM quanto na carreira solo, e ainda homenageia o rock nacional com clássicos de Raul Seixas a Cazuza passando por Legião Urbana e Lulu Santos. A partir das 20h30 de sábado haverá as apresentações das 14 músicas finalistas do festival.

Outro nome famoso no cenário musical com presença confirmada no Festival de Música e Ecologia será o saxofonista e ex-Kid Abelha, George Israel, que fará sua apresentação no fim da tarde do sábado, espécie de evento sunset para todos os fãs de música popular.

No domingo, dia 9, a tradicional Violada Caiçara, com músicos da região, fechará o Festival da Ilha Grande, cuja expectativa é de público recorde no fim de semana.

PROGRAMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: | FESTIVAL DE MÚSICA DA ILHA GRANDE 2023

QUARTA-FEIRA – 5/7
Casa da Cultura
9h – Abertura Oficial do 20º Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande
10h – Inauguração do monumento Canoa Caiçara realizado pelo artista Marcelo Rasta
11h – Visita Guiada ao Observatório da Eletronuclear
11h30 – Apresentação da peça de teatro “Sucatinha – E o Mar de Lixo”, com Felipe Santana
13h –  Oficina Bio Nail Spa (Design Sustentável), com Thais Serra
14h30 – Oficina de Gravura em Azulejo, com o professor Giglio
15h30 – Apresentação do grupo de balé Arte e Ilha – Gentileza que Dança, por Amana Soares

QUINTA-FEIRA – 6/7
Avenida Nacib Monteiro (ao lado do Inea/RJ)
9h – Oficina de Esculturas de Balões 260, com Felipe Santana
11h – Oficina de Boneca Abayomi, com Heloísa Mendes
13h – Oficina de Teatro “Imagina-se”, com Bruno Carlos
15h – Oficina de Slackline

Casa da Cultura
A partir das 9h – Exposição do Observatório da Eletronuclear e vídeos documentários
9h – Palestra ambiental sobre reciclagem e óleo vegetal, com a Cooperativa Serra do mar
9h30 – Roda de conversa mediada por Fernando Pereira, diretor de Projetos da Bebel Produções, com o representante do Parque Estadual da Ilha Grande, representante caiçara Sr. Celino Canoeiro, artista caiçara Marcelo Rasta e Beatriz Mattiuzzo, representante da Marulho
10h30 – Palestra Socioambiental Eletronuclear “Central Nuclear de Angra e o Meio Ambiente: como cuidamos?”,  com a bióloga Carla de Brito Caetano
11h – Palestra ambiental sobre animais marinhos com o Projeto de Monitoramento de Praias
11h30 – Palestra de Sustentabilidade com Marulho, com Beatriz Mattiuzzo
14h –  Teatro com a peça “O Avesso da Lenda dos Reis”
15h30 – Palestra Socioambiental Eletronuclear “Central Nuclear de Angra e o Meio Ambiente: como cuidamos?”, com a bióloga Carla de Brito Caetano

SEXTA-FEIRA – 7/7
Casa da Cultura
9h – Visita guiada ao Observatório da Eletronuclear
10h – Oficina Bio Nail Spa (Design Sustentável), com Thais Serra
11h – Palestra Socioambiental Eletronuclear “Central Nuclear de Angra e o Meio Ambiente: como cuidamos?, com a bióloga Carla de Brito Caetano
15h – Apresentação da peça de teatro “Sucatinha – E o Mar de Lixo”, com Felipe Santana

Escola Brigadeiro Nóbrega
10h – Oficina de esculturas de Balões, com Felipe Santana
11h30- Apresentação Teatral “Uma Viagem de Cordel”, com Flaviana Ayres, Alan Russo e Maykon Renan

SÁBADO – 8/7
Casa da Cultura
Das 13h às 18h – Exposição com interação ao Observatório da Eletronuclear e exibição de documentários da Eletronuclear

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome