Na mesma semana em que o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro (Progressistas) e o secretário de turismo da cidade, DJ Marlboro, repreenderam publicamente o prefeito angrense Fernando Jordão (MDB) e a sua administração, pela gestão relacionada aos cais de Conceição de Jacareí e da Vila do Abraão, a prefeitura de Angra convocou uma reunião em pleno recesso sanitário, para tentar retomar o controle da narrativa e das ações de ordenamento do turismo na Costa Verde.

Na justificativa para o encontro realizado na terça-feira passada, 30, Fernando disse que a missão de ordenar o turismo na região deveria avançar, independente das opiniões das autoridades da cidade vizinha. Mesmo assim se queixou de ter sido atacado pelo colega.

Prefeitos de Angra e Paraty (D) estiveram na reunião

Estavam na reunião, o próprio secretário DJ Marlboro, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB) e o comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Ricardo Jaques. O evento é um desdobramento de reunião semelhante ocorrida no Rio de Janeiro há cerca de um mês.

A ideia principal deste grupo é promover uma mudança no turismo na Costa Verde, unificando as leis de ordenamento náutico e o valor das taxas para modificar o perfil do cliente das três cidades. Em outras palavras, o grupo busca aumentar a presença de turistas de mais poder aquisitivo e reduzir o número de visitantes de baixa renda.

— Não podemos ter um turismo onde cada um faz o que quer. Precisamos de um turismo sustentável, pensando na preservação da baía da Ilha Grande. Para isso, muito mais do que vender nossos produtos turísticos, precisamos vender as regras e é para isso que Angra, Paraty e Mangaratiba estão no mesmo barco — defendeu Jordão.

Orientando e acompanhando os esforços dos municípios, o comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro ressaltou que há uma integração grande em prol do ordenamento turístico na região.

— Estamos trabalhando para alcançar o ordenamento costeiro da baía da Ilha Grande. Avançamos e alguns municípios já estão apresentando suas minutas de decreto. Muito em breve a Marinha do Brasil e as prefeituras estejam atuando em conjunto, em operações de inteligência, para garantir a segurança da navegação e a preservação ambiental da região — disse Ricardo Jaques.

Vereadores de Angra como Charles Neves (Patriota) e Dudu do Turismo (PSD), acompanharam a reunião. O presidente do Angra dos Reis e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau, Marc Olichon, e empresários também foram convidados para participarem da discussão.

Fotos: Larissa Torres/PMAR

Publicado também na edição on-line do Tribuna Livre

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/para-ministro-do-turismo-angra-e-melhor-pelo-que-tem-e-pelo-que-nao-tem/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome