Comitiva visitou a obra no estaleiro Brasfels | Foto: Divulgação/BR

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, visitaram o navio-plataforma FPSO Sepetiba, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, na sexta-feira, 22. A unidade chegou ao Brasil no início de setembro, vinda da China, para ser instalada no campo de Mero, no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. Antes de seguir para a locação, a plataforma passará por inspeções técnicas e legais. A previsão é que a unidade comece a operar ainda este ano.

— É com orgulho que venho visitar o FPSO Sepetiba porque vai contribuir para a descarbonização de nossas operações, aliando eficiência da produção com redução das emissões de gases de efeito estufa, incorporando as mais modernas tecnologias no terceiro maior campo do pré-sal — afirmou o presidente da Petrobras.

A visita não teve as tradicionais firulas políticas e poucas autoridades locais acompanharam o cortejo. Esta foi a segunda visita do presidente da Petrobras a Angra desde o início do governo Lula, em janeiro. Há poucos meses, Jean Paul Prates esteve no terminal da Transpetro na Ponta Leste (Tebig), desta vez cerca de políticos e parlamentares.

O FPSO Sepetiba (unidade flutuante de operação, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) terá capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 12 milhões de metros cúbicos de gás.  O navio-plataforma foi afretado pela Petrobras junto à SBM, também responsável pela construção da unidade. O Sepetiba será o terceiro a ser instalado no campo de Mero, de um total de cinco.

O campo de Mero produz hoje cerca de 230 mil bpd de óleo e 15MMm³/d de gás. O campo unitizado é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré- Sal Petróleo S.A – PPSA (3,5%), representante da União na área não contratada.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da Petrobras.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/transpetro-elabora-edital-para-contratar-a-construcao-de-25-navios/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome