Assinatura da ordem de serviço reuniu secretário Sanica (E) e o prefeito Vidal | Foto: Divulgação/PMP
Assinatura da ordem de serviço reuniu secretário Sanica (E) e o prefeito Vidal | Foto: Divulgação/PMP

A prefeitura de Paraty anunciou na última quinta-feira, 1º, a revitalização completa do Centro Cultural Casa da Ilha, na Ilha das Cobras, segundo bairro mais populoso da cidade. Para o governo municipal, o novo equipamento público será concentrado na qualificação pedagógica e profissional de diferentes públicos, com foco na educação e no atendimento aos jovens.

A assinatura da ordem de serviço para a revitalização do centro cultural ocorreu na presença do prefeito Luciano Vidal (MDB) e secretários do governo municipal, além de vereadores e representantes das comunidades do entorno. O investimento total será de quase R$ 700 mil. O secretários de Cultura, José Sérgio; e Obras, Valceni Sanica, participam da elaboração e fiscalização da execução do investimento. O novo centro é custeado com recursos da própria prefeitura e terá quatro salas multiuso, duas áreas de convivência, três banheiros e cozinha, além de servir também como endereço da associação de moradores da comunidade.

O secretário de Cultura vai coordenar parte da gestão técnica do novo equipamento, e é nascido na Ilha das Cobras. Para José Sérgio o projeto será um mecanismo de mudança em todo o bairro.

— Vai oferecer para a comunidade, tanto a formação e qualificação profissional, quanto ao acesso e fruição à cultura dentro desse ambiente que sempre teve a cultura muito viva. Poder, neste momento, dar ordem de serviço, enquanto morador também, depois de muitos anos de luta, é um momento ímpar e com certeza inesquecível. É a contribuição para esse bairro tão importante para a cultura de Paraty — disse ele.

Em sua manifestação no evento de assinatura, o prefeito Vidal destacou outros projetos já implantados na Ilha, como o Mercado de Peixe, a revitalização da Casa da Juventude (Caju), a construção da Escola Estaleiro e agora a iniciativa voltada para a desenvolvimento cultural.

— Estamos implantando aqui um centro de arte e cultura para esta comunidade, sob a coordenação da secretaria de Cultura, onde traremos cursos de capacitação e qualificação para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Ilha das Cobras. Em breve voltaremos para inaugurar esta conquista — anunciou Vidal, prevendo a entrega do investimento para dezembro deste ano.

Investimentos vão requalificar todo o espaço | Foto: Divulgação/PMP

O Centro Cultural Casa da Ilha vai juntar-se ao Centro de Formação e Economia Criativa (Cefec), que será inaugurado ainda este ano, ambos para oferecer qualificações sob demanda dos beneficiários e sem engessar a grade de ensino. A gestão planeja ainda ofertar aulas nos diferentes segmentos, como audiovisual, artes cênicas, gastronomia, música e demais setoriais.

Antes de ser anunciado como núcleo de promoção cultural, o prédio estava em condições de abandono e sem administração. Ali funcionou a sede da associação de moradores da Ilha por muitos anos, além de ter recebido o Centro de Internet Comunitária (CIC), um polo da Emater-RJ e mais recentemente da Fundação Leão XIII, todos projetos ligados ao governo do Estado.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Paraty.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome