Prefeitura embarga área de depósito de material asfáltico em Mangaratiba

0
252

Fiscais do meio ambiente foram até o local de depósito | Foto: Divulgação/PMM

A secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba embargou nesta segunda-feira, 12, um depósito de materiais asfálticos usado pela concessionária CCR RioSP, localizado à margem da rodovia Rio Santos (BR-101), em Mangaratiba. A ação foi realizada após a secretaria constatar irregularidade ambiental e risco iminente de poluição em recursos hídricos e áreas de mangue numa área próxima a zona de proteção permanente.

O embargo ocorreu após vistoria técnica das equipes de fiscalização ambiental da secretaria e do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal constatarem que os resíduos armazenados no depósito continham características asfálticas e potencialmente poluentes, além de estarem alocados a pequena distância de um rio e de áreas de mangue. De acordo com a legislação ambiental vigente, a área mínima permitida para este tipo de armazenamento é de 50 metros e o depósito estava a menos de 10 metros da fonte hídrica.

De acordo com secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayene Barreto, o embargo visa proteger os recursos ambientais e também, aos moradores da cidade já que haveria, segundo ela, risco de a atividade irregular causar danos à cidade.

— Essa montanha de material contém poluentes que podem facilmente se espalhar pelos rios da região e também nos mangues, que são berçários da nossa biodiversidade. Basta uma chuva. E para além do risco de poluição, temos uma infração ambiental evidenciada. Pela lei vigente, esses resíduos deviriam estar, no mínimo, a mais de 40 metros de distância de onde foram colocados — explicou Shayenne.

Os procedimentos adotados pela secretaria foram informados ao Ibama e outros órgãos de controle ambiental.

A POSIÇÃO DA CCR RIOSP
A CCR RioSP se pronunciou a respeito da interdição, por meio de nota enviada ao Tribuna Livre, afirmando que ‘foi notificada pela prefeitura e que adotará rapidamente todas as medidas necessárias de acordo com as normas ambientais vigentes’. A concessionária também ressaltou que mantém um ‘compromisso permanente com a responsabilidade ambiental’ em suas operações.

(*) Com informações da prefeitura de Mangaratiba. | Atualizado em 14/6 às 10h01

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário