Máquinas estão no local fazendo a limpeza | Foto: Luis Lara/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis retomou as ações de limpeza e desassoreamento em rios e córregos da cidade e escolheu primeiro o rio da Japuíba, na Vila Nova, para começar. Obras de desassoreamento no bairro começaram no ano passado e foram interrompidas logo após a eleição de 2022. Depois da Vila Nova, a ação do município seguirá para o Pontal. 

Com uma máquina escavadeira, é feita a retirada de materiais que atrapalham o curso d’água, como lodo, rejeito e impurezas, limpando o fundo do rio e colaborando para evitar o transbordamento e possíveis enchentes. Na Vila Nova, os alagamentos são frequentes durante a temporada de chuvas e o Verão. Além da escavadeira também estão sendo utilizados outros equipamentos, incluindo caminhões e uma embarcação do tipo balsa.

Desde as fortes chuvas do ano passado, a prefeitura de Angra afirma estar intensificando o trabalho de limpeza em rios e córregos em várias regiões do município, inclusive com intervenções nos bairros do Cantagalo, Camorim, Monsuaba, Jacuecanga, Japuíba, Bracuí e Belém. 

— As intervenções de desassoreamento são fundamentais para a cidade, principalmente quando levamos em conta os altos índices pluviométricos da cidade. Tendo em vista essa necessidade, seguimos trabalhando para garantir mais segurança e qualidade de vida à população. Nas próximas semanas, vamos dar início as intervenções no Pontal e, em seguida, chegaremos aos outros bairros — prometeu o secretário municipal de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.