A prefeitura de Angra está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a fim de evitar um possível surto da doença durante o verão e a temporada de chuvas na cidade. A chegada das altas temperaturas costuma coincidir com o aumento de casos da doença.
Para evitar isso, todos os dias, equipes da secretaria de Saúde vão às ruas para combater os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, instalar armadilhas e conscientizar a população. Ao longo de 2023, foram mais de 105 mil visitas domiciliares.
— Em todo início de verão, nossa equipe reforça as ações que realizamos rotineiramente ao longo dos meses. Nessa época do ano, de muita chuva e calor, há uma maior proliferação do Aedes. Por isso, é muito importante vistoriar os imóveis e reforçar com as pessoas as medidas para eliminar todos os depósitos que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito — explica Michelle Ramos, coordenadora de Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde.
A prefeitura reforça que os cuidados da população também são essenciais para a diminuição dos casos e combate ao mosquito. Pequenas ações como virar garrafas para baixo, encher pratos de planta com areia, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d´água tampada, esvaziar recipientes de degelo em geladeiras são fundamentais para combater possíveis focos de mosquitos. Com apenas 10 minutos de atenção por semana, a população pode ajudar no controle da dengue e de outras doenças transmitidas pelo inseto.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.